Um estudo contrastivo de considerações finais de dissertações de mestrado escritas por pesquisadores da cultura (inter)disciplinar em História e Letras
Palavras-chave:
Dissertação de mestrado; Seção de considerações finais; História e Letras; Análise Sociorretórica.Resumo
Este estudo objetiva analisar as práticas discursivas e os movimentos retóricos de seções de considerações finais de dissertações de mestrado, na perspectiva retórico-analítica, das poucas pesquisas realizadas sobre dissertações e teses, focando nas seções de introdução e discussão (DUDLEY-EVANS, 1986, 1994) e na macroestrutura de conclusões de teses (BUNTON, 2005; ARAÚJO, 1996, 2006) à luz da sociorretórica de John Swales (1990, 2004). Para tanto, está embasado metodologicamente, em uma retórica contrastiva (CARVALHO, 2005), visando aplicar o modelo de Araújo (2006) para conclusões de teses, entre outros modelos para artigos de graduados em Letras. A análise do corpus nos permitiu descrever e analisar a configuração retórica de 10 considerações finais oriundas de dissertações da área de História e Letras, evidenciando, portanto, as práticas discursivas usadas por esses pesquisadores na produção escrita do gênero dissertação de mestrado na cultura do saber (inter)disciplinar.
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