Pensar a etnomatemática: o cotidiano rural como lugar autêntico de revelação do conhecimento

Autores

Palavras-chave:

Matemática; Etnomatemática; Ensino; Aprendizagem; Cultura.

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre a Etnomatemática como alternativa para encurtar caminhos, proporcionando uma aprendizagem significativa e prazerosa para os alunos e contribuindo para o pensar pedagógico dos professores de matemática.  Buscou-se descrever e compreender um processo pedagógico que estabelece vínculos entre práticas cotidianas da cultura dos alunos de comunidades rurais e a matemática na escola. O estudo busca na Etnomatemática, alternativas para organização de aulas que se mostrem mais atrativas, envolventes e motivadoras para os alunos. Desse modo, as considerações que aqui pretendo fazer, centram-se em alguns elementos que considero expressivos para compreensão do ensino, tendo como ponto de partida a Etnomatemática.

Biografia do Autor

Jândela Cristiani Guilherme dos Santos Tamashiro, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

(c) Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pedagoga e coordenadora de apoio ao ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

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Publicado

2019-07-12