Leviatã para jovens? O conceito de Estado nos livros didáticos de Sociologia
Palavras-chave:
Estado; Livro didático; Sociologia.Resumo
Análise dos conhecimentos de política na disciplina de sociologia no ensino médio e do tratamento dado à temática do Estado no âmbito dos documentos oficiais e dos livros didáticos disponibilizados pelo governo federal aos alunos da rede pública por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na sua edição 2018 (utilizados no triênio 2018-2019-2020). O objetivo é fazermos uma reflexão desse conteúdo tendo por base os principais Autores, Conceitos, Temas e Teorias utilizados. Por fim, iremos avaliar esse material analisando de forma crítica sua abordagem, seus limites e desafios.
Referências
ARAÚJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2013.
BRAGA, R. Atravessando o abismo: uma sociologia pública para o ensino médio. In: BRAGA, R.; BURAWOY, M. (Org.). Por uma sociologia pública. São Paulo: Alameda, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. PCN ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
BOMENY, H. et al. (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio São Paulo: Editora do Brasil, 2013.
MACHADO, I. J. R. et al. Sociologia hoje: ensino médio. São Paulo: Ática, 2013.
MEUCCI, S. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. In: ______. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 02, nº 03, jan.-jun. 2014.
MORAES, A. C. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: ______ (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011 (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).
OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.
REVISTA VEJA. Bolsonaro defende gravação de professores por alunos em sala de aula. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-defende-gravacao-de-professores-por-alunos-em-sala-de-aula/. Acesso em: 29 de abril de 2019.
SILVA, A. et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.