Leviatã para jovens? O conceito de Estado nos livros didáticos de Sociologia

Palavras-chave: Estado; Livro didático; Sociologia.

Resumo

Análise dos conhecimentos de política na disciplina de sociologia no ensino médio e do tratamento dado à temática do Estado no âmbito dos documentos oficiais e dos livros didáticos disponibilizados pelo governo federal aos alunos da rede pública por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) na sua edição 2018 (utilizados no triênio 2018-2019-2020). O objetivo é fazermos uma reflexão desse conteúdo tendo por base os principais Autores, Conceitos, Temas e Teorias utilizados. Por fim, iremos avaliar esse material analisando de forma crítica sua abordagem, seus limites e desafios.

Biografia do Autor

André Rocha Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

Alessa Coelho Lauriano, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Referências

AÇÃO EDUCATIVA (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.
ARAÚJO, S. M.; BRIDI, M. A.; MOTIM, B. L. Sociologia: ensino médio. São Paulo: Scipione, 2013.
BRAGA, R. Atravessando o abismo: uma sociologia pública para o ensino médio. In: BRAGA, R.; BURAWOY, M. (Org.). Por uma sociologia pública. São Paulo: Alameda, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999.
______. PCN ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEMTEC, 2000.
BOMENY, H. et al. (Coord.). Tempos modernos, tempos de sociologia: ensino médio São Paulo: Editora do Brasil, 2013.
MACHADO, I. J. R. et al. Sociologia hoje: ensino médio. São Paulo: Ática, 2013.
MEUCCI, S. Notas sobre o pensamento social brasileiro nos livros didáticos de sociologia. In: ______. Revista Brasileira de Sociologia, vol. 02, nº 03, jan.-jun. 2014.
MORAES, A. C. Metodologia de ensino de Ciências Sociais: relendo as OCEM-Sociologia. In: ______ (Coord.). Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011 (Coleção Explorando o Ensino; v. 15).
OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do século XXI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2013.
REVISTA VEJA. Bolsonaro defende gravação de professores por alunos em sala de aula. Disponível em: https://veja.abril.com.br/politica/bolsonaro-defende-gravacao-de-professores-por-alunos-em-sala-de-aula/. Acesso em: 29 de abril de 2019.
SILVA, A. et al. Sociologia em movimento. São Paulo: Moderna, 2013.
Publicado
2019-07-12