Metodologias ativas para o ensino de Inglês e Espanhol no ensino médio profissionalizante
Palavras-chave:
Línguas estrangeiras; Metodologias Ativas; Metodologias da Problematização.Resumo
Tendo como foco a oferta de educação profissionalizante, os institutos federais completaram 10 anos em 2018. Considerando os desafios da integração entre a formação propedêutica e a formação técnica, este trabalho retrata um estudo, em andamento, que consiste em uma pesquisa-ação envolvendo o uso de metodologias ativas especificamente da Metodologia da Problematização, para o ensino das línguas adicionais, Inglês e Espanhol, no ensino médio integrado do IFTO. A pesquisa trata do desenvolvimento de um método de avaliação da competência comunicativa em língua inglesa, para os estudantes das primeiras séries de médio integrado, e em língua espanhola para a terceira série. Nesse aspecto, a pesquisa em tela é interdisciplinar e de natureza qualitativa e quantitativa. Como resultados preliminares, os estudantes obtiveram rendimentos satisfatórios em relação aos métodos avaliativos tradicionais.
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