Potencialidades do Cinema no Combate ao Bullying Homofóbico
Letramento Queer no Espaço Escolar
Palavras-chave:
Letramento, Escola, Bullying Homofóbico, Cinema, Letramento QueerResumo
O texto visa apresentar uma proposta didático-pedagógica para o letramento queer a partir do uso do cinema em sala de aula. O objetivo é discutir estratégias de combate ao bullying homofóbico na escola (Street, 2014) a partir da sugestão de duas narrativas fílmicas para reflexão e debate do tema em sala de aula. São elas: Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014) e o filme belga, Close (Bélgica, 2022). Do ponto de vista conceitual o enfoque se fundamenta na pedagogia queer (Louro, 2013) e no cinema como recurso pedagógico pertinente para discussão do bullying homofóbico (Tadeu, 2021). A revisão de literatura desenvolvida aponta que o letramento queer, via apropriação de filmes, pode contribuir de maneira significativa para uma escola que forma cidadãos conscientes das diferenças alertando, sobretudo, para as graves consequências das intolerâncias na vida social e no processo civilizatório.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.