Potencialidades do Cinema no Combate ao Bullying Homofóbico

Letramento Queer no Espaço Escolar

Autores

  • Janailson da Silva Costa Docente, Secretaria Municipal de Educação, Esperança, PB, Brasil
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Letramento, Escola, Bullying Homofóbico, Cinema, Letramento Queer

Resumo

O texto visa apresentar uma proposta didático-pedagógica para o letramento queer a partir do uso do cinema em sala de aula. O objetivo é discutir estratégias de combate ao bullying homofóbico na escola (Street, 2014) a partir da sugestão de duas narrativas fílmicas para reflexão e debate do tema em sala de aula. São elas: Hoje eu quero voltar sozinho (Brasil, 2014) e o filme belga, Close (Bélgica, 2022). Do ponto de vista conceitual o enfoque se fundamenta na pedagogia queer (Louro, 2013) e no cinema como recurso pedagógico pertinente para discussão do bullying homofóbico (Tadeu, 2021). A revisão de literatura desenvolvida aponta que o letramento queer, via apropriação de filmes, pode contribuir de maneira significativa para uma escola que forma cidadãos conscientes das diferenças alertando, sobretudo, para as graves consequências das intolerâncias na vida social e no processo civilizatório.

Biografia do Autor

Janailson da Silva Costa, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Esperança, PB, Brasil

Graduação em Biologia, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Costa, J. da S., & Nascimento, R. N. A. (2024). Potencialidades do Cinema no Combate ao Bullying Homofóbico: Letramento Queer no Espaço Escolar. Revista Letra Magna, 20(36), 153–168. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2652