O Letramento Digital e suas Implicações Para a Educação Infantil
Palavras-chave:
Letramentos, Educação Infantil, Aprendizagem, CurrículoResumo
Com a acessibilidade das novas tecnologias, as telas são objetos de atração que modificam as interações sociais. Tal fato é percebido, sobretudo, entre as crianças no início da vida escolar, uma vez que elas são imersas na cultura digital desde o nascimento. Esse contexto tem desdobramentos na educação e nos processos de aprendizagem, solicitando reflexões em torno das formas de ensinar e aprender. Discutir a questão não envolve apenas definir novos instrumentos pedagógicos para a construção de conhecimento, nem reestruturar as instituições, mas focalizar comportamentos e criar alternativas para a promoção de saberes em meio aos estímulos cognitivos gerados pelas ambiências tecnológicas. Desse modo, o objetivo deste artigo é tecer considerações sobre as implicações do letramento digital no âmbito da Educação Infantil. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem de natureza bibliográfica que considera, com ênfase, a perspectiva socio-interacional de Vygotsky e dialoga, também, com outras concepções, apropriando-se dos estudos de (Soares, 2004; Recuero, 2017; Lévy, 1999). A revisão teórica indica que o letramento digital pode contribuir para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, mas a adoção dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas não pode minimizar a importância das sociabilidades e das relações interpessoais que são basilares nessa etapa de ensino.
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