O Letramento Digital e suas Implicações Para a Educação Infantil

Autores

  • Tatiana Lopes Rodrigues Docente, Secretaria Municipal de Educação, Lucena, PB, Brasil https://orcid.org/0009-0002-2626-7654
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Letramentos, Educação Infantil, Aprendizagem, Currículo

Resumo

Com a acessibilidade das novas tecnologias, as telas são objetos de atração que modificam as interações sociais. Tal fato é percebido, sobretudo, entre as crianças no início da vida escolar, uma vez que elas são imersas na cultura digital desde o nascimento. Esse contexto tem desdobramentos na educação e nos processos de aprendizagem, solicitando reflexões em torno das formas de ensinar e aprender. Discutir a questão não envolve apenas definir novos instrumentos pedagógicos para a construção de conhecimento, nem reestruturar as instituições, mas focalizar comportamentos e criar alternativas para a promoção de saberes em meio aos estímulos cognitivos gerados pelas ambiências tecnológicas. Desse modo, o objetivo deste artigo é tecer considerações sobre as implicações do letramento digital no âmbito da Educação Infantil. Metodologicamente, trata-se de uma abordagem de natureza bibliográfica que considera, com ênfase, a perspectiva socio-interacional de Vygotsky e dialoga, também, com outras concepções, apropriando-se dos estudos de (Soares, 2004; Recuero, 2017; Lévy, 1999). A revisão teórica indica que o letramento digital pode contribuir para o processo de aprendizagem na Educação Infantil, mas a adoção dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas não pode minimizar a importância das sociabilidades e das relações interpessoais que são basilares nessa etapa de ensino.

Biografia do Autor

Tatiana Lopes Rodrigues, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Lucena, PB, Brasil

Especialização em Supervisão Educacional, Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Estadual da Paraíba

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Rodrigues, T. L., & Nascimento, R. N. A. (2024). O Letramento Digital e suas Implicações Para a Educação Infantil. Revista Letra Magna, 20(36), 138–152. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2650