Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Interfaces do Letramento Digital Para a Formação de Professores na Cultura Digital

Autores

  • Junior Alves Feitoza Docente, Secretaria Municipal de Educação, Nova Olinda, PB, Brasil
  • Simone Dália de Gusmão Aranha Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, PB, Brasil

Palavras-chave:

TDICs, Formação de Professores, Letramentos Digitais

Resumo

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) estão presentes nos mais variados contextos sociais, inclusive, na educação. Por esta razão, compreende-se a importância de discutir alguns conceitos relacionados à formação de professores para o exercício da docência em espaços educacionais na contemporaneidade. Assim, este artigo tem como objetivo refletir sobre as TDIC em interface com a formação de professores para o desenvolvimento dos letramentos digitais. Nesse sentido, a temática em foco será abordada numa perspectiva teórico-prática, a partir de uma investigação bibliográfica articulada às práticas pedagógicas em sala. Espera-se, pois, que esta problematização possa suscitar outras reflexões que contribuam para o aperfeiçoamento da docência, no sentido de potencializar e/ou desenvolver os letramentos digitais dos professores, em ambientes de trabalho e formação.

Biografia do Autor

Junior Alves Feitoza, Docente, Secretaria Municipal de Educação, Nova Olinda, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

 

Simone Dália de Gusmão Aranha , Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Paraíba, PB, Brasil

Doutorado em Letras, Universidade Federal da Paraíba

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Feitoza, J. A., & Aranha , S. D. de G. (2024). Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: Interfaces do Letramento Digital Para a Formação de Professores na Cultura Digital. Revista Letra Magna, 20(36), 121–137. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2649