Optchá

O Tarot como um Recurso de Letramento Crítico

Autores

  • Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira Docente, Executivo Colégio e Curso, Guarabira, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5696-4229
  • Robéria Nádia Araújo Nascimento Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Letramento Crítico, Ancestralidade, Cartomancia, Tarot

Resumo

O processo de letramento está presente nos mais variados contextos e vivências, sendo essencial analisar e evidenciar as múltiplas formas de leitura do mundo que nos cerca para que seja possível compreender o letramento em sua dimensão crítica. Este estudo apresenta uma análise de como o tarot atua como um recurso de letramento crítico, considerando o papel que ele exerce no contexto social de seus adeptos, na reflexão das vivências e experimentações dos sujeitos. O objetivo principal foi discutir a influência das cartas na construção de um posicionamento crítico acerca das vivências de seus simpatizantes. Para tanto, foi preciso planejar um percurso metodológico pautado na observação participante, na etnografia e no uso de entrevistas, com foco em um grupo de iniciantes na cartomancia[1] do Ilê Asé Tassilonã na cidade de Guarabira – PB. É possível afirmar que o tarot extrapola até mesmo um recurso de letramento crítico, já que ele também é uma ferramenta que auxilia a reflexão, no sentido da cosmovisão, sobre como cada pessoa estabelece suas relações interpessoais inclusive com a espiritualidade. Recursos como o tarot são relevantes para o letramento, pois evidenciam os saberes e as práticas ancestrais milenares dos grupos sociais ainda invisibilizados pela sociedade.

 

[1] Arte de adivinhar pela interpretação e leitura de cartas de jogar.

Biografia do Autor

Augusto Sérgio Bezerra de Oliveira, Docente, Executivo Colégio e Curso, Guarabira, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

Robéria Nádia Araújo Nascimento, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Estadual da Paraíba

 

Downloads

Publicado

20-08-2024

Como Citar

Oliveira, A. S. B. de, & Nascimento, R. N. A. (2024). Optchá: O Tarot como um Recurso de Letramento Crítico. Revista Letra Magna, 20(36), 105–120. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2648