Desenvolvendo o Letramento Digital Por Meio do Problem Based Learning
Palavras-chave:
Inovação Didática, Prática Docente, Responsabilidade Sócio-digitalResumo
A criação de fake news e sua propagação tem ganhado robustez nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, motivando, inclusive, um Projeto de Lei (PL 2630/2020), em trâmite no Congresso Nacional, que visa criar meios de coibir a disseminação de notícias falsas. Em alguns casos, a estatística é utilizada para manipular dados, de modo a conferir uma pseudo credibilidade às informações divulgadas. Nesse sentido, trabalhar o letramento digital dos indivíduos no meio educacional, por meio de metodologias ativas, pode contribuir com o desenvolvimento crítico dos estudantes, através de estratégias didáticas que favoreçam tais resultados na formação integral dos discentes. Logo, o presente estudo objetiva analisar a relação entre a Problem Based Learning (PBL) e o letramento digital e seus impactos no processo de aprendizagem dos estudantes e na construção da sua criticidade cidadã. Empreende-se a discussão teórica sobre este tipo de letramento, entendendo que se está diante de práticas sociais, com finalidades específicas, no meio digital (Pinto e Leffa, 2014), que devem ser incorporadas ao universo educacional (Coscarelli, 2009) e considerando as identidades que emergem nos campos virtuais (Gallardo, 2014). Metodologicamente, a coleta de dados se deu por meio da técnica survey, a partir da aplicação de uma sequência didática (SD), mediada pela PBL, com estudantes da 1ª série do ensino médio, que permitiu analisar cada uma das etapas constituintes da metodologia ativa em questão. A partir dessa análise, foi possível perceber o quanto os estudantes reconhecem sua progressão na aprendizagem através da PBL, destacando, também, sua complexidade e dificuldades em algumas etapas. Conclui-se que a PBL, diante de sua sistemática organização em etapas, favorece o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes, desde que planejada com intencionalidade didática clara e efetiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.