Desenvolvendo o Letramento Digital Por Meio do Problem Based Learning

Autores

  • Valdeir Pereira Silva Servidor, Secretaria do Estado de Educação, João Pessoa, PB, Brasil https://orcid.org/0000-0002-3783-4231
  • Paula Almeida de Castro Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Palavras-chave:

Inovação Didática, Prática Docente, Responsabilidade Sócio-digital

Resumo

A criação de fake news e sua propagação tem ganhado robustez nos últimos anos, principalmente nas redes sociais, motivando, inclusive, um Projeto de Lei (PL 2630/2020), em trâmite no Congresso Nacional, que visa criar meios de coibir a disseminação de notícias falsas. Em alguns casos, a estatística é utilizada para manipular dados, de modo a conferir uma pseudo credibilidade às informações divulgadas. Nesse sentido, trabalhar o letramento digital dos indivíduos no meio educacional, por meio de metodologias ativas, pode contribuir com o desenvolvimento crítico dos estudantes, através de estratégias didáticas que favoreçam tais resultados na formação integral dos discentes. Logo, o presente estudo objetiva analisar a relação entre a Problem Based Learning (PBL) e o letramento digital e seus impactos no processo de aprendizagem dos estudantes e na construção da sua criticidade cidadã. Empreende-se a discussão teórica sobre este tipo de letramento, entendendo que se está diante de práticas sociais, com finalidades específicas, no meio digital (Pinto e Leffa, 2014), que devem ser incorporadas ao universo  educacional (Coscarelli, 2009) e considerando as identidades que emergem nos campos virtuais (Gallardo, 2014). Metodologicamente, a coleta de dados se deu por meio da técnica survey, a partir da aplicação de uma sequência didática (SD), mediada pela PBL, com estudantes da 1ª série do ensino médio, que permitiu analisar cada uma das etapas constituintes da metodologia ativa em questão. A partir dessa análise, foi possível perceber o quanto os estudantes reconhecem sua progressão na aprendizagem através da PBL, destacando, também, sua complexidade e dificuldades em algumas etapas. Conclui-se que a PBL, diante de sua sistemática organização em etapas, favorece o desenvolvimento do letramento digital dos estudantes, desde que planejada com intencionalidade didática clara e efetiva.

Biografia do Autor

Valdeir Pereira Silva, Servidor, Secretaria do Estado de Educação, João Pessoa, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

Paula Almeida de Castro, Docente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

 

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Publicado

20-08-2024

Como Citar

Silva, V. P., & Castro, P. A. de. (2024). Desenvolvendo o Letramento Digital Por Meio do Problem Based Learning. Revista Letra Magna, 20(36), 57–73. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2571