Visão Linguística no Campo da Surdez

CODA em Foco

Autores

  • Karla Karina Abrantes Rêgo Tradutora, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil
  • Lidiane Cristina Coelho Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil
  • Juscelino Francisco do Nascimento Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil

Palavras-chave:

CODA, Relações Sociais, Aquisição da Linguagem

Resumo

A linguagem é a capacidade que os indivíduos têm para se comunicar, produzir e compreender sua língua, conjuntamente com suas manifestações culturais e identidade. É no ambiente familiar que ocorrem os primeiros passos para a aquisição da linguagem, em meio à interação com os pais e no contato com a sociedade. Nesse contexto, deparamo-nos com um desafio diante da aquisição da linguagem para crianças Coda (Children of Deaf Adults), que pode ocasionar problemas cognitivos, interacionais e linguísticos na infância. Esse artigo tem como objeto de estudo a aquisição da linguagem mediante as relações familiares para um Coda. Nesse prisma, temos por objetivo analisar o desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças ouvintes com pais surdos e suas influências na formação da identidade. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Quadros (1997), Gesser (2012) e Pereira (2013), dentre outros que compartilham do pensamento de sujeitos que estão naturalmente expostos a dois mundos diferenciados: o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes. Quanto à metodologia, esse estudo é qualitativo e, para a geração de dados, foi feita uma pesquisa exploratória, com base em Gil (2002) e Bortoni-Ricardo (2008), e uma entrevista. Em meio às análises, observamos as relações sociais, culturais e familiares de 4 participantes como sujeitos pertencentes a uma sociedade que ainda desperta para a inclusão.

Biografia do Autor

Karla Karina Abrantes Rêgo, Tradutora, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Mestrado em Formação de Professores, Universidade Estadual da Paraíba

Lidiane Cristina Coelho, Discente, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, PB, Brasil

Graduação em Letras e Libras, Universidade Federal do Paraná

Juscelino Francisco do Nascimento, Docente, Universidade Federal do Piauí, Picos, PI, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade de Brasília

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Publicado

20-08-2024

Como Citar

Rêgo, K. K. A., Coelho, L. C., & Nascimento, J. F. do. (2024). Visão Linguística no Campo da Surdez: CODA em Foco. Revista Letra Magna, 20(36), 4–20. Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2434