Visão Linguística no Campo da Surdez
CODA em Foco
Palavras-chave:
CODA, Relações Sociais, Aquisição da LinguagemResumo
A linguagem é a capacidade que os indivíduos têm para se comunicar, produzir e compreender sua língua, conjuntamente com suas manifestações culturais e identidade. É no ambiente familiar que ocorrem os primeiros passos para a aquisição da linguagem, em meio à interação com os pais e no contato com a sociedade. Nesse contexto, deparamo-nos com um desafio diante da aquisição da linguagem para crianças Coda (Children of Deaf Adults), que pode ocasionar problemas cognitivos, interacionais e linguísticos na infância. Esse artigo tem como objeto de estudo a aquisição da linguagem mediante as relações familiares para um Coda. Nesse prisma, temos por objetivo analisar o desenvolvimento linguístico-comunicativo das crianças ouvintes com pais surdos e suas influências na formação da identidade. Como embasamento teórico, utilizamos os pressupostos de Quadros (1997), Gesser (2012) e Pereira (2013), dentre outros que compartilham do pensamento de sujeitos que estão naturalmente expostos a dois mundos diferenciados: o mundo dos surdos e o mundo dos ouvintes. Quanto à metodologia, esse estudo é qualitativo e, para a geração de dados, foi feita uma pesquisa exploratória, com base em Gil (2002) e Bortoni-Ricardo (2008), e uma entrevista. Em meio às análises, observamos as relações sociais, culturais e familiares de 4 participantes como sujeitos pertencentes a uma sociedade que ainda desperta para a inclusão.
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