Entrelugares e Lugares na Docência de Língua Portuguesa
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Fundamentos Filosófico- Epistemológicos, Matrizes CurricularesResumo
O objeto deste artigo é a Língua Portuguesa nas Matrizes Curriculares da Educação Básica – enfoque em uma rede pública de ensino no Sul do país. Sob essa delimitação, busca-se responder à seguinte questão-problema: Que fundamentos filosófico- epistemológicos e teórico-metodológicos são inferíveis na Matriz Curricular da disciplina de Língua Portuguesa em anos finais do Ensino Fundamental na rede pública em estudo? Que ressignificações colocar-se-iam como fecundas em se tratando dessas mesmas bases? Trata-se de pesquisa documental, que contempla os documentos secundários em menção. Essa documentação compõe banco de dados do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, cujos membros há dez anos atuam em projetos de extensão com redes públicas de ensino. A base teórica é bakhtiniana e vigotskiana. O artigo organiza-se em dois movimentos teórico-analíticos: (i) problematização da configuração da mencionada Matriz Curricular; e (ii) discussão e possibilidade de ressignificação dessa mesma Matriz. Os resultados do estudo apontam para a urgência de reconfigurações na formação inicial, habilitação em Letras Língua Portuguesa, de modo a facultar aos egressos apropriação conceitual e metodológica que lhes permita uma participação teoricamente ancorada na produção de documentos norteadores da Educação Básica.
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