Entrelugares e Lugares na Docência de Língua Portuguesa

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC, Brasil
  • Amanda Machado Chraim Universidade Federal de Santa Catarina, Linguística, Florianópolis, SC, Brasil

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, Fundamentos Filosófico- Epistemológicos, Matrizes Curriculares

Resumo

O objeto deste artigo é a Língua Portuguesa nas Matrizes Curriculares da Educação Básica – enfoque em uma rede pública de ensino no Sul do país. Sob essa delimitação, busca-se responder à seguinte questão-problema: Que fundamentos filosófico- epistemológicos e teórico-metodológicos são inferíveis na Matriz Curricular da disciplina de Língua Portuguesa em anos finais do Ensino Fundamental na rede pública em estudo? Que ressignificações colocar-se-iam como fecundas em se tratando dessas mesmas bases? Trata-se de pesquisa documental, que contempla os documentos secundários em menção. Essa documentação compõe banco de dados do Grupo de Pesquisa Cultura Escrita e Escolarização, vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, cujos membros há dez anos atuam em projetos de extensão com redes públicas de ensino. A base teórica é bakhtiniana e vigotskiana. O artigo organiza-se em dois movimentos teórico-analíticos: (i) problematização da configuração da mencionada Matriz Curricular; e (ii) discussão e possibilidade de ressignificação dessa mesma Matriz. Os resultados do estudo apontam para a urgência de reconfigurações na formação inicial, habilitação em Letras Língua Portuguesa, de modo a facultar aos egressos apropriação conceitual e metodológica que lhes permita uma participação teoricamente ancorada na produção de documentos norteadores da Educação Básica.

Biografia do Autor

Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorado em Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Amanda Machado Chraim, Universidade Federal de Santa Catarina, Linguística, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

Cerutti-Rizzatti, M. E., & Chraim, A. M. (2017). Entrelugares e Lugares na Docência de Língua Portuguesa. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2276