Submissão
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista
- Foram lidas atentamente todas as diretrizes de configuração do manuscrito e foram seguidas estritamente, conforme descritas nas Diretrizes para Autores. Manuscritos incongruentes com as diretrizes serão rejeitados.
- O manuscrito tem no máximo quatro autores, sendo a coautoria com pelo menos um doutor ou doutorando na área
- É respeitado o interstício de um número do periódico antes de submeter um novo manuscrito
- Todos os autores estão devidamente cadastrados na plataforma da RLM
- Todos os autores possuem registro no ORCiD
- O manuscrito adere à licença Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY-NC 4.0)
-
O manuscrito está livre de marcas de:
i. incitação, dados ou informações que se configurem em crimes ou contravenções penais;
ii. dados, informações ou expressões que sejam caracterizadas como preconceituosas ou discriminatórias e cujo teor se configure em racismo, misoginia, gordofobia, xenofobia, capacitismo, idadismo ou desrespeito à orientação sexual, condição social, pertencimento étnico, ou de qualquer outra natureza;
iii. violações a qualquer legislação nacional, internacional ou seja de caráter antiético;
iv. expressões ou atos difamatórios, caluniosos, etc. que possam ferir a moral de outrem - Os autores assumem toda a responsabilidade e ônus pela propriedade intelectual do manuscrito
Editorial
O objetivo desta seção é informar aos leitores da Revista Letra Magna (RLM) a respeito da composição de cada número do periódico.
Apresentação
Nesta seção será feita a apresentação dos manuscritos submetidos para cada número da Revista Letra Magna (RLM).
Artigos
Segundo a ABNT/NBR 6022 (2003, p. 2), o artigo científico pode ser definido como uma “publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. Alinhada a essa definição, A Revista Letra Magna (RLM) acolhe artigos de temática livre produzidos por graduandos e graduados, bem como por pós-graduandos e pós-graduados nos níveis de latu sensu ou stricto sensu. As submissões devem ser com no máximo quatro autores, sendo a coautoria com pelo menos um doutor ou doutorando na área.
Deve contemplar uma introdução, uma problematização do tema bem como os objetivos da pesquisa. É imprescindível uma sólida consideração epistemológica e metodológica que seja alinhavada aos dados apresentados e aos resultados discutidos com a pesquisa em tela. Do mesmo modo, é necessário um arremate ao texto além das referências mencionadas ao longo do texto e, eventualmente, anexos e apêndices.
Dossiês
Os dossiês são compostos de vários artigos que se articulam sob um prisma epistêmico-metodológicos e são organizados em torno de uma temática específica circunscrita de forma relevante com o escopo do periódico.
Ensaios
Sendo de caráter crítico, discursivo e reflexivo, os ensaios acolhidos pela Revista Letra Magna (RLM) devem contemplar um posicionamento claro, articulado e ponderado sobre debates ou questões de ordem científica sem, no entanto, exigir uma extensiva de discussão teórica e metodológica. Espera-se, ainda, que o texto ensaístico reflita comprometimento científico e maturidade intelectual.
Entrevistas
A Revista Letra Magna (RLM) recebe textos resultantes de entrevistas com pesquisadores renomados, nacionais ou internacionais, cujas pesquisas representem um avanço na área de conhecimento que merece ser compartilhado com a comunidade científica e a sociedade.
Resenhas
O obejtivo das resenhas acolhidas pela Revista Letra Magna (RLM) é o de manter nossos leitores atualizados das produções científicas em suas áreas de atuação publicadas nos últimos dois anos. Para tanto, espera-se que as resenhas sejam tanto descritivas quanto críticas abordando inclusive questões menos palpáveis e mais subjetivas das obras em pauta. Exemplo de resenha crítica
Relatos de Experiência
Os relatos de experiência de interesse da Revista Letra Magna (RLM) são aqueles que são precisos, objetivos, contextualizados e com razoável aporte epistemológico ao narrar uma experiência acadêmico-profissional que seja relevante ao contexto em que se consubastancia. Devem contemplar uma introdução, um marco teórico, objetivos, descrição do contexto, procedimentos adotados, resultados e considerações. Exemplo de relato de experiência
Textos Literários
Do latim textus que significa tecer, o vocábulo texto refere-se à arte de produzir tecidos e, no caso dos textos, alinhavar e costurar ideias. No que diz respeito aos textos literários, levam-se em consideração o viés estético da produção e o uso que se faz da linguagem. Com esse construto em mente, a Revista Letra Magna (RLM) espera receber textos literários inéditos e que contemplem o escopo do periódico.
Traduções
Espera-se que as traduções acolhidas pela Revista Letra Magna (RLM) reflitam um texto marcado pela clareza, coesão e concisão expressas por meio de expressões próprias da área de conhecimento em que o assunto em pauta é abordado. O objetivo que se pleiteia é facilitar a compreensão da comunidade a quem a obra é dirigida.
Temática Livre
Alinhada a definição ABNT/NBR 6022 (2003, p. 2) para artigo científico, A Revista Letra Magna (RLM) acolhe artigos de temática livre produzidos por graduandos e graduados, bem como por pós-graduandos e pós-graduados nos níveis de latu sensu ou stricto sensu. As submissões devem ser com no máximo quatro autores, sendo a coautoria com pelo menos um doutor ou doutorando na área. Os manuscritos identicados para esta seção poderão compor quaisquer números temáticos da revista.
Declaração de Direito Autoral
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.





