Esta é uma versão desatualizada publicada em 09/07/2022. Leia a versão mais recente.

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Rafael de Oliveira Macedo Instituto Federal de São Paulo - IFSP, Capivari

DOI:

https://doi.org/10.47734/rce.v3i1.2056

Palavras-chave:

Jogos Digitais, Ensino Fundamental, Matemática, Engajamento.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo o estudo através de uma revisão sistemática que busque identificar práticas pedagógicas que se utilizem de jogos digitais para gerar engajamento e que contribuam para melhorar a assimilação da disciplina de matemática por parte dos alunos. Tem por objetivos específicos, verificar a abordagem adotada pelos educadores das redes de ensino pública e privada quanto à aplicação de jogos digitais dentro do contexto da sala de aula no ensino fundamental. Verificar as dificuldades encontradas pelos educadores quanto ao uso dessas tecnologias dentro do contexto escolar e analisar os resultados obtidos a partir da utilização dos jogos por parte dos estudos apresentados. Ao final do estudo, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, pois demonstram que a utilização de metodologias educacionais que envolvam o uso das tecnologias digitais em seus processos e, no caso desse artigo, mais precisamente os jogos digitais são importantes, pois, além de melhorarem o desempenho e o engajamento dos alunos com relação à disciplina proposta, também ajudam no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades que são importantes para as crianças, como o trabalho em equipe, melhora na capacidade de resolução de problemas, aumento da atenção sensorial, dentre outros. 

Abstract

This article has the general objective of studying through a systematic review that seeks to identify pedagogical practices that use digital games to generate engagement and that contribute to improving the assimilation of the mathematics discipline by students. Its specific objectives are to verify the approach adopted by educators from public and private education networks regarding the application of digital games within the context of the classroom in elementary school. To verify the difficulties encountered by educators regarding the use of these technologies within the school context and to analyze the results obtained from the use of games by the studies presented. At the end of the study, the results obtained were considered satisfactory, as they demonstrate that the use of educational methodologies that involve the use of digital technologies in their processes and in the case of this article, more precisely digital games, are important because, in addition to improving The performance and engagement of students in relation to the proposed subject also help in the development and improvement of skills that are important for children, such as teamwork, improved problem-solving ability, increased sensory attention, among others. 

Keywords: Digital Games; Elementary School; Mathematics; Engagement.

Referências

ALVES, L.; COUTINHO. I. J. Jogos digitais e aprendizagem. Curitiba: Papirus Editora, 2017.

BEMVENUTI, A. O jogo na história: aspectos a desvelar. In: BEMVENUTI. A. (Org.). O Lúdico na Prática Pedagógica. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.

DA SILVA, S. L. D.; SCHEFFER, N. F. Aprendizagem matemática com jogos digitais online: um estudo fundamentado a partir da Neurociência. Educitec - Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, Brasil, v. 5, n. 11, 2019.Disponível em: < https://doi.org/10.31417/educitec.v5i11.665>. Acesso em: 03 de mai. 2022.

DE ALMEIDA, H. W.; DA SILVA, J. C.; LINS, H. A. M. Criação De Jogo Matemático Digital Com Crianças E Jovens Surdos: Contribuições Da Pedagogia Visual. Revista Cocar 13.27 (2019): 399-422. Disponível em: <https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2845>. Acesso em: 02 de mai. 2022.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: O Jogo Como Elemento Da Cultura. São Paulo: Editora Perspectiva, 2017.

KAMINSKI, M. R., & BOSCARIOLI, C. (2018). Criação de jogos digitais na perspectiva de introdução à Modelagem Matemática nos anos iniciais. Revista Thema, 15(4), 1538–1548. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1538-1548.1060>. Acesso em: 05 de mai. 2022.

KAMINSKI, M. R. et al. Uso De Jogos Digitais Em Práticas Pedagógicas Realizadas Em Distintos Contextos Escolares - Use of Digital Games in Pedagogical Practices Realized in Distinct School Contexts. Educação Matemática Pesquisa 21.2 (2019): Educação Matemática Pesquisa, 2019-01-01, Vol.21 (2). Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/37857>. Acesso em: 07 de mai. 2022.

KIRNEW, L. C. P. et al. Ensino E Aprendizagem Da Matemática Por Meio Dos Jogos Digitais: Uma Proposta Colaborativa No Laboratório De Informática. Jornal Internacional De Estudos Em Educação Matemática 13.3 (2020): 343. Disponível em: <https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/7138>. Acesso em: 02 de mai. 2022.

OLIVEIRA, S. Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil. Ministério da Educação. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/busca-geral/211-noticias/218175739/83191-pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-atematica-e-ciencias-no-brasil>. Acesso em: 01 jul. 2022.

REGO, F. R. M. L.; SANTOS, L. R. L. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em Pedagogia) - Centro de Educação, Núcleo de Educação a Distância/NEAD, Curso de Pedagogia - Pólo Maceió, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021. Disponível em: <https://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/7816>. Acesso em: 02 de mai. 2022.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. (2007): Estudos de Revisão Sistemática: Um guia para Síntese Criteriosa da Evidência Científica. Revista Brasileira de Fisioterapia, São Carlos/SP, v. 11, n 1, p. 83-89, jan/fev. 2007. ISSN 1413-3555. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1413-35552007000100013>. Acesso em: 05 de mai. 2022.

SIMON, V. L. B.; SIMON, A.; POSSAMAI, J. P. Jogos digitais ou desplugados: brincadeira ou coisa séria? Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v.13, n. 3, p. 93-108, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/9972>. Acesso em: 02 de mai. 2022.

TAKITA, B.; SANTANA, J.; DE SOUZA, P. Explosion Math: um jogo digital como recurso na aprendizagem de Matemática. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 1, n. 1, 10 ago. 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.5335/rbecm.v1i1.8480>. Acesso em: 06 de mai. 2022.

TAVAREZ, L. M. SERIOUS GAMES. Curitiba: Editora Intersaberes, 2021.

OLIVEIRA, G. M. S.; DA SILVA, M. F. O Uso De Jogos Digitais Na Aula De Matemática: Uma Experiência Com Alunos Do 6º Ano Da Educação Básica. Eccom 9.18 (2018): 341-52. Web. Disponível em: <http://unifatea.com.br/seer3/index.php/ECCOM/article/view/862>. Acesso em: 03 de mai. 2022.

Downloads

Publicado

09/07/2022

Versões

Como Citar

MACEDO, R. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Ciência em Evidência , [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022002, 2022. DOI: 10.47734/rce.v3i1.2056. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2056. Acesso em: 26 abr. 2024.