A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.47734/rce.v3i1.2056Palavras-chave:
Jogos Digitais, Ensino Fundamental, Matemática, Engajamento.Resumo
O presente artigo tem como principal objetivo o estudo através de uma revisão sistemática que busque identificar práticas pedagógicas que se utilizem de jogos digitais para gerar engajamento e que contribuam para melhorar a assimilação da disciplina de matemática por parte dos alunos. Tem por objetivos específicos, verificar a abordagem adotada pelos educadores das redes de ensino pública e privada quanto à aplicação de jogos digitais dentro do contexto da sala de aula no ensino fundamental. Verificar as dificuldades encontradas pelos educadores quanto ao uso dessas tecnologias dentro do contexto escolar e analisar os resultados obtidos a partir da utilização dos jogos por parte dos estudos apresentados. Ao final do estudo, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, pois demonstram que a utilização de metodologias educacionais que envolvam o uso das tecnologias digitais em seus processos e, no caso desse artigo, mais precisamente os jogos digitais são importantes, pois, além de melhorarem o desempenho e o engajamento dos alunos com relação à disciplina proposta, também ajudam no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades que são importantes para as crianças, como o trabalho em equipe, melhora na capacidade de resolução de problemas, aumento da atenção sensorial, dentre outros.
Abstract
This article has the general objective of studying through a systematic review that seeks to identify pedagogical practices that use digital games to generate engagement and that contribute to improving the assimilation of the mathematics discipline by students. Its specific objectives are to verify the approach adopted by educators from public and private education networks regarding the application of digital games within the context of the classroom in elementary school. To verify the difficulties encountered by educators regarding the use of these technologies within the school context and to analyze the results obtained from the use of games by the studies presented. At the end of the study, the results obtained were considered satisfactory, as they demonstrate that the use of educational methodologies that involve the use of digital technologies in their processes and in the case of this article, more precisely digital games, are important because, in addition to improving The performance and engagement of students in relation to the proposed subject also help in the development and improvement of skills that are important for children, such as teamwork, improved problem-solving ability, increased sensory attention, among others.
Keywords: Digital Games; Elementary School; Mathematics; Engagement.
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