https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/issue/feed Revista Ciência em Evidência 2022-11-21T00:00:00-03:00 Érica Maio Taveira Grande rce@ifsp.edu.br Open Journal Systems <p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico semestral do IFSP Câmpus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p> https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2048 Ensino de História, Cultura Digital e Novas Tecnologias de Informação 2022-07-04T14:12:19-03:00 Rafaela Cristina Zuin da Rocha zuin.rocha@aluno.ifsp.edu.br Felipe de Paula Góis Vieira felipe.vieira@ifsp.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo apresenta as premissas teóricas e um breve relato do(a) estudante bolsista do projeto de pesquisa “Em defesa da História: o uso de novas tecnologias digitais de informação para produzir, ensinar e divulgar conhecimento histórico”, realizado entre março e novembro de 2021, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Capivari. A pesquisa abordou debates sobre currículo de história, políticas do esquecimento, cultura digital e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Com foco na identificação de um processo de apagamento e exclusão de personagens negros da história do Brasil, particularmente mulheres negras, o objetivo central foi refletir sobre o potencial impacto dos recursos digitais no ambiente escolar, criando formas de interação e debate e um novo sentido para o passado, com a finalidade de promover uma educação antirracista. </span></p> 2022-11-21T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência