https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/issue/feedRevista Ciência em Evidência 2024-09-20T17:09:57-03:00Érica Maio Taveira Granderce@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico do IFSP Campus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p>https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2532Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica2024-06-27T10:38:56-03:00Erica Maio Taveira Grandeerica.grande@ifspcapivari.com.brMarielly Thays da Silva Oliveirathaismarielly15@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa bibliográfica apresenta uma análise sobre as potencialidades das metodologias ativas e das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem de produção textual e aplicação dos multiletramentos para estudantes da educação básica. O objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento dos estudantes da educação básica diante a implementação de recursos didáticos inovadores como as metodologias ativas e das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de identificar o impacto desses recursos diante da prática de letramento na disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi o levantamento sistemático de dados bibliográficos, na plataforma Capes Periódicos e Web Science, de artigos publicados no período de 2016-2022 que atenderam aos critérios de seleção de acordo com o tema principal. Utilizou-se o software Mendeley para auxílio na leitura e análise qualitativa para identificação dos objetos de cada pesquisa, objetivos, metodologia e resultados dos artigos. Neste artigo são apresentados os resultados finais, obtidos a partir da análise de dezesseis artigos, que evidenciam o impacto positivo da utilização desses recursos inovadores de modo a contribuir para o engajamento, o protagonismo, a criatividade e a criticidade dos estudantes diante do ensino de LP e consequentemente para o incentivo da prática dos multiletramentos, favorecendo a motivação dos estudantes diante da inserção da contextualização da escrita nas atividades de produção textual.</span></p>2024-09-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Profª Drª Érica Maio Taveira Grande, Marielly Thais da Silva Oliveirahttps://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2567Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas2024-09-20T17:09:57-03:00Igor Vasconcelos Nogueiraigorvasconcelosnogueira@ifsp.edu.brLeticia Pedroso Ramosleticiapramos@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A formação acadêmica dos docentes desempenha um papel crucial na qualidade da educação formal, dada a relação direta entre a qualidade da educação e a qualificação dos educadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar e agrupar os campi do IFSP em relação aos níveis de formação acadêmica dos docentes. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas, incluindo análise de componentes principais, análise fatorial e análise de agrupamento, para fornecer uma visão abrangente do ambiente educacional. Foram analisadas quatro variáveis: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os resultados indicaram dois componentes principais: um representando docentes com formação stricto sensu e outro com docentes graduados e especialistas. A análise fatorial confirmou esses achados, destacando a influência do reconhecimento de saberes e competências na política de retribuição por titulação. A análise de agrupamento resultou em dois modelos: um com quatro grupos, baseado em saltos no dendrograma, e outro com três grupos, conforme os índices de Calinski-Harabasz e Hartigan.</span></p>2024-11-11T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Igor Vasconcelos Nogueira, Leticia Pedroso Ramoshttps://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2572Mapeando o pensamento combinatório na BNCC2024-04-17T08:02:17-03:00Cézar Augusto de Freitas Anselmocezarcamelo@gmail.comAna Karina Cancian Baronianak@ifsp.edu.br<p>O desenvolvimento do pensamento combinatório na educação básica é o tema central deste estudo, que consiste em uma análise documental da BNCC, além de uma pesquisa bibliográfica em torno do assunto. Nos debruçamos especialmente sobre as habilidades a serem desenvolvidas em cada ano letivo, mapeando esse percurso e estabelecendo conexões explícitas e implícitas com o pensamento combinatório ali percebidas, num movimento constante entre essas conexões ao longo da educação escolar. A análise nos permitiu organizar figuras ilustrativas dos percursos do desenvolvimento do pensamento combinatório ao longo dos anos e, em especial, estabelecer relações importantes entre as habilidades a serem desenvolvidas, de forma a contribuir para a organização da prática de sala de aula.</p>2024-07-12T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Cézar Augusto de Freitas Anselmo, Ana Karina Cancian Baronihttps://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2322Cenas de enunciação em "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's2024-01-02T17:37:23-03:00Eli Gomes Castanhoeli.castanho@ifsp.edu.brLuca Schutzenhoferlucaschutzenhofer@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este texto privilegia o álbum “Sobrevivendo no inferno”, do grupo paulistano Racionais MCs, a fim de perceber como se dá a construção das cenas de enunciação nas letras de seis faixas do disco. Para tal, buscamos na Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (2008a; 2008b; 2015), analisar as cenas de enunciação que compõem o </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;">, sendo elas: a cena englobante, que diz respeito ao tipo de discurso; a cena genérica, ligada à constituição dos gêneros de discurso que circulam; e a cenografia, que busca entender como o enunciador constrói outros espaços para enredar o leitor no seu projeto de dizer. Os resultados apontam para a construção de uma identidade do negro paulistano, apresentada na letra como “preto tipo A”, que busca não se corromper com o sistema estabelecido marcado pela criminalidade. Para isso, muitas vezes, recorre a um discurso religioso que atravessa toda a narrativa do álbum, ainda que tal discurso venha subvertido por um olhar periférico, reinventando um outro evangelho, o da periferia.</span></p>2024-04-08T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Eli Gomes Castanho, Luca Schutzenhofer