https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/issue/feedRevista Ciência em Evidência 2025-06-06T12:31:32-03:00Érica Maio Taveira Granderce@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico do IFSP Campus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p>https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2715A educação financeira na licenciatura em matemática 2025-03-10T17:31:39-03:00Rogério Luis Spagnolo da Silvarogspagnolo@yahoo.com.brAna Karina Cancian Baronianal@ifsp.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo desta pesquisa é apresentar uma sequência didática composta por três atividades, para uma abordagem da Educação Financeira em um curso de Licenciatura em Matemática. Considerando as contribuições do Pensamento Computacional na elaboração destas atividades, de forma conectada com os problemas reais da vida financeira e segundo uma concepção de Educação Financeira embasada na Educação Matemática Crítica, foi usado o </span><em><span style="font-weight: 400;">Scratch</span></em><span style="font-weight: 400;"> para a proposição de uma ação de formação em Educação Financeira aos futuros professores. Espera-se sugerir uma possibilidade e, possivelmente, incentivar outras, não apenas para a formação do professor, mas para a sua própria prática na Educação Básica.</span></p>2025-06-27T00:00:00-03:00Direitos autorais (c) 2025 Rogério Luis Spagnolo da Silva, Ana Karina Cancian Baronihttps://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2723Explorando o Uso do GeoGebraAR no Ensino de Geometria Espacial com Futuros Professores2025-04-11T10:05:58-03:00Igor Rocha Siqueiraigor.rocha@aluno.ifsp.edu.brWilliam Vieirawvieira@ifsp.edu.brRoberto Seidi Imafuku roberto.imafuku@ifsp.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Discute-se, neste artigo, as respostas de estudantes de licenciatura em matemática acerca de uma atividade investigativa de geometria espacial com o uso da realidade aumentada e a avaliação dos licenciandos sobre o uso da realidade aumentada na educação básica por meio de um questionário avaliativo sobre a atividade. O objetivo da investigação foi o de identificar potencialidades do uso da realidade aumentada como recurso para o ensino de geometria. Para isso, foram gravadas as telas e áudios dos celulares dos participantes durante a realização de uma atividade investigativa proposta no GeoGebraAR. O referencial teórico adotado na análise é o raciocínio matemático e o desenvolvimento de seus processos. De maneira geral, observou-se que a realidade aumentada influencia nos processos de raciocínio matemático, favorecendo o desenvolvimento ou revelando dificuldades dos participantes. A avaliação geral dos licenciandos indicou potencialidades e interesses no uso dessa tecnologia em salas de aulas da educação básica.</span></p>2025-06-06T00:00:00-03:00Direitos autorais (c) 2025 Igor Rocha Siqueira, Dr. William Vieira, Dr. Roberto Seidi Imafuku https://ojs.ifsp.edu.br/cienciaevidencia/article/view/2563Prevendo tendências no mercado de ações por meio de redes neurais recorrentes2025-04-07T16:45:25-03:00Fabriciu Alarcão Veiga Beninibenini@ifsp.edu.brVictória Barboza de Castro Cunhavictoria.cunha@aluno.ifsp.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este trabalho propõe um curso de Ensino a Distância (EaD) gamificado, desenvolvido na plataforma Moodle com integração de Google Colab e Python, para ensinar a previsão de tendências no mercado de ações e, potencialmente em outros ativos de renda variável, utilizando Redes Neurais Recorrentes (</span><em><span style="font-weight: 400;">Recurrent Neural Networks - RNNs</span></em><span style="font-weight: 400;">). O objetivo é democratizar o acesso à educação financeira avançada, permitindo que não especialistas apliquem técnicas de análise financeira e programação para a tomada de decisões de investimento mais informadas. O curso foi estruturado em 14 seções, com material didático autoral, artigos complementares e atividades práticas gamificadas, incluindo a criação de </span><em><span style="font-weight: 400;">templates </span></em><span style="font-weight: 400;">de RNNs em Python para simulação de análises preditivas. Os resultados preliminares demonstram o potencial da abordagem para engajar alunos, mesmo sem conhecimento prévio em finanças ou programação, no aprendizado de conceitos complexos e na aplicação prática de técnicas avançadas de previsão. Acredita-se que o curso contribua para a disseminação do conhecimento sobre o uso de inteligência artificial no mercado financeiro, fomentando uma participação mais consciente e estratégica dos investidores.</span></p>2025-06-06T00:00:00-03:00Direitos autorais (c) 2025 Fabriciu Alarcão Veiga Benini, Victoria Barboza de Castro Cunha