Revista Ciência em Evidência https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia <p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico do IFSP Campus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p> pt-BR <p>Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.</p> <p>Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.</p> <p>Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.</p> rce@ifsp.edu.br (Érica Maio Taveira Grande) alexandre.maia@ifsp.edu.br (Coordenador de Pesquisa e Inovação: Alexandre Camargo Maia) Fri, 20 Sep 2024 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Potencialidades das metodologias ativas, das TICs e dos multiletramentos para a aprendizagem de produção de textos na educação básica https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2532 <p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa bibliográfica apresenta uma análise sobre as potencialidades das metodologias ativas e das tecnologias de informação e comunicação no processo de aprendizagem de produção textual e aplicação dos multiletramentos para estudantes da educação básica. O objetivo dessa pesquisa é analisar o desenvolvimento dos estudantes da educação básica diante a implementação de recursos didáticos inovadores como as metodologias ativas e das Tecnologias da Informação e Comunicação, além de identificar o impacto desses recursos diante da prática de letramento na disciplina de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada foi o levantamento sistemático de dados bibliográficos, na plataforma Capes Periódicos e Web Science, de artigos publicados no período de 2016-2022 que atenderam aos critérios de seleção de acordo com o tema principal. Utilizou-se o software Mendeley para auxílio na leitura e análise qualitativa para identificação dos objetos de cada pesquisa, objetivos, metodologia e resultados dos artigos. Neste artigo são apresentados os resultados finais, obtidos a partir da análise de dezesseis artigos, que evidenciam o impacto positivo da utilização desses recursos inovadores de modo a contribuir para o engajamento, o protagonismo, a criatividade e a criticidade dos estudantes diante do ensino de LP e consequentemente para o incentivo da prática dos multiletramentos, favorecendo a motivação dos estudantes diante da inserção da contextualização da escrita nas atividades de produção textual.</span></p> Profª Drª Érica Maio Taveira Grande, Marielly Thais da Silva Oliveira Copyright (c) 2024 Profª Drª Érica Maio Taveira Grande, Marielly Thais da Silva Oliveira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2532 Fri, 20 Sep 2024 00:00:00 -0300 Análise da formação acadêmica dos docentes do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), por meio do uso de técnicas multivariadas https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2567 <p><span style="font-weight: 400;">A formação acadêmica dos docentes desempenha um papel crucial na qualidade da educação formal, dada a relação direta entre a qualidade da educação e a qualificação dos educadores. Este estudo tem como objetivo caracterizar e agrupar os campi do IFSP em relação aos níveis de formação acadêmica dos docentes. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas, incluindo análise de componentes principais, análise fatorial e análise de agrupamento, para fornecer uma visão abrangente do ambiente educacional. Foram analisadas quatro variáveis: graduação, especialização, mestrado e doutorado. Os resultados indicaram dois componentes principais: um representando docentes com formação stricto sensu e outro com docentes graduados e especialistas. A análise fatorial confirmou esses achados, destacando a influência do reconhecimento de saberes e competências na política de retribuição por titulação. A análise de agrupamento resultou em dois modelos: um com quatro grupos, baseado em saltos no dendrograma, e outro com três grupos, conforme os índices de Calinski-Harabasz e Hartigan.</span></p> Igor Vasconcelos Nogueira, Leticia Pedroso Ramos Copyright (c) 2024 Igor Vasconcelos Nogueira, Leticia Pedroso Ramos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2567 Mon, 11 Nov 2024 00:00:00 -0300 A reforma do Ensino Médio e Educação Profissional https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2680 <p><span class="TextRun SCXW216091889 BCX8" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW216091889 BCX8">O artigo é resultante de pesquisa realizada no ano de 2022, no Instituto Federal de São Paulo (IFSP), a qual buscou analisar a legislação vigente e documentos oficiais referentes à Reforma do Ensino Médio no Estado de São Paulo, focalizando o quinto itinerário profissionalizante em contraposição com a política voltada ao Ensino Médio Integrado (EMI) desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). A hipótese central pauta-se na reafirmação do dualismo histórico e estrutural, que segrega a formação propedêutica da profissional, priorizando a formação para atendimento ao mercado em detrimento da formação humana integral. A investigação de abordagem qualitativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, analisando os pressupostos das políticas à luz das categorias analíticas: dualismo; educação politécnica; integração curricular e emancipação. Como resultado confirmou-se a hipótese central, isto é, a Reforma do Ensino Médio reafirma o dualismo histórico e estrutural presente no ensino médio brasileiro, contribuindo para o aumento das desigualdades educacionais ao separar a formação geral e profissional.&nbsp;&nbsp;&nbsp;</span></span><span class="EOP SCXW216091889 BCX8" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:120,&quot;335559740&quot;:360}">&nbsp;</span></p> Simone Gabriela Rodrigues Benedito, Drª Cíntia Magno Brazorotto Copyright (c) 2025 Simone Gabriela Rodrigues Benedito, Drª Cíntia Magno Brazorotto https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2680 Fri, 07 Mar 2025 00:00:00 -0300 Mapeando o pensamento combinatório na BNCC https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2572 <p>O desenvolvimento do pensamento combinatório na educação básica é o tema central deste estudo, que consiste em uma análise documental da BNCC, além de uma pesquisa bibliográfica em torno do assunto. Nos debruçamos especialmente sobre as habilidades a serem desenvolvidas em cada ano letivo, mapeando esse percurso e estabelecendo conexões explícitas e implícitas com o pensamento combinatório ali percebidas, num movimento constante entre essas conexões ao longo da educação escolar. A análise nos permitiu organizar figuras ilustrativas dos percursos do desenvolvimento do pensamento combinatório ao longo dos anos e, em especial, estabelecer relações importantes entre as habilidades a serem desenvolvidas, de forma a contribuir para a organização da prática de sala de aula.</p> Cézar Augusto de Freitas Anselmo, Ana Karina Cancian Baroni Copyright (c) 2024 Cézar Augusto de Freitas Anselmo, Ana Karina Cancian Baroni https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2572 Fri, 12 Jul 2024 00:00:00 -0300 Inteligência artificial embarcada https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2687 <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo explora a viabilidade de implementar o algoritmo K-Vizinhos Mais Próximos (KNN) em circuitos integrados do tipo FPGA. A metodologia adotada compreendeu o desenvolvimento inicial do algoritmo em linguagem Python e C, seguido pela implementação em linguagem VHDL para hardware FPGA. Foram realizados experimentos utilizando os conjuntos de dados Iris, Wine e Digitos, com variações nos parâmetros para avaliar o desempenho e a precisão. A implementação do KNN em FPGA, embora tenha demonstrado uma acurácia ligeiramente inferior à das versões em software, confirmou a viabilidade e a eficiência desta abordagem. A diferença na acurácia é atribuída à utilização de números de ponto fixo, que oferecem precisão limitada em comparação aos números de ponto flutuante usados em software. A análise do uso dos recursos dos sistemas sintetizados mostrou que a implementação em FPGA é viável e eficiente, sugerindo que dispositivos de hardware programável são uma opção promissora para o uso de algoritmos de aprendizado de máquina. Esses resultados indicam um caminho claro para futuras otimizações e a potencial implementação de algoritmos de aprendizado de máquina mais complexos em FPGAs, expandindo o escopo de aplicações avançadas.</span></p> Luís Otávio Amorim, Dr. Ricardo Pires, Gustavo Lucente Copyright (c) 2025 Luís Otávio Amorim, Dr. Ricardo Pires, Gustavo Lucente https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2687 Thu, 20 Feb 2025 00:00:00 -0300 Cenas de enunciação em "Sobrevivendo no Inferno", dos Racionais MC's https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2322 <p><span style="font-weight: 400;">Este texto privilegia o álbum “Sobrevivendo no inferno”, do grupo paulistano Racionais MCs, a fim de perceber como se dá a construção das cenas de enunciação nas letras de seis faixas do disco. Para tal, buscamos na Análise do Discurso, na perspectiva de Maingueneau (2008a; 2008b; 2015), analisar as cenas de enunciação que compõem o </span><em><span style="font-weight: 400;">corpus</span></em><span style="font-weight: 400;">, sendo elas: a cena englobante, que diz respeito ao tipo de discurso; a cena genérica, ligada à constituição dos gêneros de discurso que circulam; e a cenografia, que busca entender como o enunciador constrói outros espaços para enredar o leitor no seu projeto de dizer. Os resultados apontam para a construção de uma identidade do negro paulistano, apresentada na letra como “preto tipo A”, que busca não se corromper com o sistema estabelecido marcado pela criminalidade. Para isso, muitas vezes, recorre a um discurso religioso que atravessa toda a narrativa do álbum, ainda que tal discurso venha subvertido por um olhar periférico, reinventando um outro evangelho, o da periferia.</span></p> Prof. Dr. Eli Gomes Castanho, Luca Schutzenhofer Copyright (c) 2024 Eli Gomes Castanho, Luca Schutzenhofer https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2322 Mon, 08 Apr 2024 00:00:00 -0300