Revista Ciência em Evidência https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia <p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico semestral do IFSP Câmpus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p> pt-BR <p>Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.</p> <p>Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.</p> <p>Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.</p> rce@ifsp.edu.br (Érica Maio Taveira Grande) alexandre.maia@ifsp.edu.br (Coordenador de Pesquisa e Inovação: Alexandre Camargo Maia) Fri, 23 Sep 2022 16:09:14 -0300 OJS 3.3.0.11 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Contribuições críticas à sustentabilidade https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2012 <p><span style="font-weight: 400;">Um dos problemas ambientais identificados a partir da Rio 92 foi a forma de produção de energia. Isto porque, a sociedade humana depende cada vez mais de um elevado consumo energético, principalmente os de origem fóssil, para sua subsistência. Por outro lado, com base nesta fonte energética é que foram desenvolvidos, ao longo da história, diversos processos de produção, transporte e armazenamento de energia. Este artigo discute e compara, utilizando os métodos indutivos, dedutivos, especulativos e lógico, os EIA/RIMA’s (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental) do complexo de hidrelétricas no rio Madeira e no rio Ribeira de Iguape, buscando um enfoque particular nos impactos ambientais à biodiversidade e suas medidas mitigadoras. Verificou-se, que os estudos iniciais do EIA/RIMA dos empreendimentos hidroenergéticos do rio Tijuco Alto e do rio Madeira não contemplaram, em sua origem, aspectos da sustentabilidade dos recursos ambientais que são julgados como importantes (morcegos endêmicos, por exemplo). Pertinente se faz, consequentemente, a realização de novos estudos para acompanhamento das atuais condições destes aspectos ambientais.</span></p> <p><strong>CONTRIBUTIONS CRITICAL TO SUSTAINABILITY: STUDY OF THE ENERGY PROJECTS OF THE MADEIRA RIVER AND TIJUCO ALTO.</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">One of the most important environmental problems identified at Rio 92 was the energy production types. This happened because the human society is the increasing dependency of the human society by a high-energy consumption (mainly fossil fuels). The human being developing throughout the history depends strongly of many kinds of transport and storage energy processes. This paper discussed and compared, using the inductive, deductive, comparative and logical methods, the EIA/RIMA (Environmental Impact Study and Environmental Impact Report) of the Madeira River and also Ribeira de Iguape River´s hydroelectric plants. The main goals was the search of a particular focus on environmental impacts on biodiversity and its mitigation measures. The main conclusion was that initial studies of the EIA/RIMA analyzed did not include in their structures, some aspects of environmental resources sustainability that are judged as so important (endemic bats, for instance). So, new studies about the current monitoring of these environmental aspects are relevant.</span></p> <p><strong>Keywords:</strong><span style="font-weight: 400;"> Environmental impact; Biodiversity; Hydropower; Sustainable development.</span></p> Profª M. Karen Bertoldo Angelim, Prof. Dr. Luiz César Ribas Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2012 Wed, 07 Sep 2022 00:00:00 -0300 MINERAÇÃO DE DADOS NO ÂMBITO DOS FILTROS BOLHA NO COMPARTILHAMENTO DE FAKE NEWS https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2032 <p>Este trabalho buscou identificar como a mineração de dados (MD) e algoritmos de filtros bolha são utilizados a favor de notícias falsas e maliciosas, denominadas <em>fake news</em>. Além de traçar uma ligação entre a MD e a propagação de notícias falsas no âmbito das mídias sociais, buscou-se identificar mecanismos de prevenção e proteção. Para este fim, foi conduzida uma revisão sistemática pois esta possibilita identificar e sintetizar publicações relevantes. A mineração de dados pode ser utilizada para identificar relacionamentos sistemáticos entre variáveis, detectando subconjuntos de dados. As mídias sociais fazem uso desses subconjuntos para fragmentar seus usuários em “bolhas” nas quais eles têm contato somente com assuntos pré-determinados por seus interesses. Neste ambiente, a maioria dos usuários não possui conhecimentos necessários para discernir quando se trata de uma notícia maliciosa, visto que não recebem conteúdos divergentes. Entre os recursos identificados para o combate á desinformação destaca-se a necessidade de uma conscientização sistemática do público sobre o consumo de notícias nas mídias online. Alternativas tecnológicas envolvem o reconhecimento automático de padrões em f<em>ake news</em>. Por fim, é imprescindível o fortalecimento e a reconstrução das conexões dos usuários com fontes confiáveis.</p> <p><strong>DATA MINING IN THE SCOPE OF FILTER BUBBLES FOR SHARING FAKE NEWS: LITERATURE REVIEW AND PROPOSAL OF PREVENTION MECHANISMS</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">In this work our goal was to identify how data mining (DM) and filter bubble algorithms are used in favor of false and malicious news, denominated fake news. In addition to drawing a link between DM and the propagation of fake news within the scope of social media, we aimed to identify prevention and protection mechanisms. For this purpose, we conducted a systematic review, as it enables to identify and synthesize relevant publications. Data mining can be used to identify systematic relationships between variables, thus detecting subsets of data. Social media makes use of these subsets to fragment their users into “bubbles” in which they only have contact with subjects predetermined by their interests. In this environment, most users do not have the necessary knowledge to discern when it comes to malicious news, as they do not receive divergent content. Among the resources identified for combating fake news, many highlight the need for a systematic awareness of the public about the consumption of news in online media. Technological alternatives involve automatically recognition of patterns used within fake news. Finally, it is essential to strengthen and rebuild users' connection with trustful sources.</span></p> <p><strong>Keywords:</strong><span style="font-weight: 400;"> Data Mining; Fake News; Filter Bubble; Systematic Review.</span></p> Profª Drª Bruna Carolina Rodrigues da Cunha, Marco Antônio Garcia Carvalho Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2032 Fri, 23 Sep 2022 00:00:00 -0300 Batalha naval https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2054 <p><span style="font-weight: 400;">Considerando que a educação é realizada, cada vez mais, de forma ultrapassada e mecanicista, o artigo busca, através da Aprendizagem Baseada em Projetos, demonstrar alternativas e perspectivas para que a sala de aula se torne um espaço de troca e efetivo ensino-aprendizagem. O principal objetivo da utilização do jogo Batalha Naval na sala de aula é disponibilizar aos alunos novas perspectivas ao se implementar um jogo como ferramenta do processo de aprendizagem. As metodologias de pesquisa utilizadas foram as bibliográficas (para idealização e produção do projeto) e a observação do engajamento dos estudantes durante o jogo. Mediante as problemáticas, o estudante pode construir sua aprendizagem de forma atrativa e dinâmica, proporcionando a ele ambiente mais favorável a construção da aprendizagem significativa, a fim de tornar o aluno protagonista e o professor seu orientador, o que possibilitará um ensino mais atrativo e diminuir o processo usual e tradicional do ensino. As contribuições do trabalho foram relevantes e positivas, pois, além de estreitar os laços de vários setores da escola (gestão, docentes, discentes e secretaria), com a utilização de uma metodologia diferenciada, uma nova perspectiva para o ensino por parte dos alunos pode ser vislumbrada. Ao serem favorecidos por uma maior socialização entre os pares, os alunos ainda puderam reconhecer na atividade lúdica uma possibilidade de aprimoramento intelectual, pois segundo os estudantes, foi possível que a teoria se transformasse em algo concreto proporcionando uma troca de conhecimentos com foco na formação de indivíduos críticos, criativos, autônomos e habilidosos dentro e fora do ambiente escolar, afinal o que aprendemos na escola levamos para a vida.</span></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong><span style="font-weight: 400;">Aprendizagem Baseada em Projetos; Gamificação; Batalha Naval.</span></p> <p><strong>NAVAL BATTLE: A STUDY ABOUT THE USE OF GAMES AND INTERDISCIPLINARITY</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">Considering that education is increasingly taking place in an outdated and mechanistic way, the article seeks through Projects-Based Learning to demonstrate alternatives and perspectives for the classroom to become a space for exchange and effective teaching-learning. The main objective of using the game in the classroom is to provide students with new perspectives in the classroom by implementing a game as a tool in the learning process. The research methodologies used were bibliographic (for design and project´s production) and field research (for the application and collection of data for analysis). Through the problems, the student can build his learning in an attractive and dynamic way, providing a relaxed environment that allows the construction of meaningful learning, in order to make the student protagonist and the teacher his advisor, which makes teaching more attractive and removes the process in the usual, traditional way. The current work´s contributions were very positive, in addition to strengthening the ties of various sectors of the school (management, teachers, students and secretary) a differentiated methodology offered a new perspective for teaching by the students. In addition to favoring greater socialization among peers, the students were also able to perceive the playful activity as a possibility for intellectual growth. According to the students, it was possible for the theory to become something concrete, providing an exchange of knowledge with a focus on the formation of critical, creative, autonomous and skilled individuals. </span></p> <p><strong>Keywords: </strong><span style="font-weight: 400;">Game Based Projects; Gamification; Naval Battle.</span></p> Vanessa Kelly Manoel Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2054 Thu, 08 Sep 2022 00:00:00 -0300 Evasão escolar e diversidade de gênero https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2035 <p><span style="font-weight: 400;">O tema proposto foi escolhido considerando a importância de estudar e entender as possíveis relações entre a Evasão Escolar e a Diversidade de Gênero, analisando a utilização da tecnologia como uma ferramenta para a diminuição da evasão escolar e como um meio de contribuir com a aprendizagem dos estudantes. Todos os dados foram obtidos por meio de respostas dos professores ao questionário construído neste trabalho. Para a compreensão deste tema foi necessário um estudo sobre Gênero e Sexualidade e Evasão Escolar, observando os dados acerca desses temas, de modo a propor reflexões sobre eles. Os resultados e os estudos realizados ocasionaram na produção deste artigo.</span></p> <p><em><span style="font-weight: 400;">Palavras-chave: </span></em><span style="font-weight: 400;">Evasão Escolar; Gênero e Sexualidade; Tecnologia da Informação; Educação.</span></p> <p> </p> <p><strong>SCHOOL DROPOUT AND GENDER DIVERSITY: A STUDY OF THEIRRELATIONS IN SCHOOL</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">The proposed theme was chosen considering the importance of studying and understanding the possible relationships between School Dropout and Gender Diversity, analyzing the use of technology as a tool to reduce school dropout and as a means of contributing to student learning. The objective of this work was to develop and analyze the possible relationships between School Dropout and Gender and Sexuality, approaching these ideas through a theoretical framework and collecting teacher’s conceptions about these concepts through a questionnaire. All data were obtained through teacher's responses to this questionnaire constructed in this work. In order to understand this theme, a study on Gender and Sexuality and School Dropout was necessary, observing the data about these themes, in order to propose reflections on them. The results and studies carried out led to the production of this article.</span></p> <p><strong>Keywords</strong><span style="font-weight: 400;">: School Dropout; Gender and Sexuality; Information Technology; Education.</span></p> Prof. Fabrício Matias Pires, Profª Drª Ana Carla Dantas Midões Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2035 Wed, 07 Sep 2022 00:00:00 -0300 A utilização de jogos digitais no ensino de matemática para crianças do Ensino Fundamental https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2056 <p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo tem como principal objetivo o estudo através de uma revisão sistemática que busque identificar práticas pedagógicas que se utilizem de jogos digitais para gerar engajamento e que contribuam para melhorar a assimilação da disciplina de matemática por parte dos alunos. Tem por objetivos específicos, verificar a abordagem adotada pelos educadores das redes de ensino pública e privada quanto à aplicação de jogos digitais dentro do contexto da sala de aula no ensino fundamental. Verificar as dificuldades encontradas pelos educadores quanto ao uso dessas tecnologias dentro do contexto escolar e analisar os resultados obtidos a partir da utilização dos jogos por parte dos estudos apresentados. Ao final do estudo, os resultados obtidos foram considerados satisfatórios, pois demonstram que a utilização de metodologias educacionais que envolvam o uso das tecnologias digitais em seus processos e, no caso desse artigo, mais precisamente os jogos digitais são importantes, pois, além de melhorarem o desempenho e o engajamento dos alunos com relação à disciplina proposta, também ajudam no desenvolvimento e aprimoramento de habilidades que são importantes para as crianças, como o trabalho em equipe, melhora na capacidade de resolução de problemas, aumento da atenção sensorial, dentre outros. </span></p> <p><strong>THE USE OF DIGITAL GAMES IN MATHEMATICS TEACHING TOELEMENTARY SCHOOL CHILDREN</strong></p> <p><strong>Abstract</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">This article has the general objective of studying through a systematic review that seeks to identify pedagogical practices that use digital games to generate engagement and that contribute to improving the assimilation of the mathematics discipline by students. Its specific objectives are to verify the approach adopted by educators from public and private education networks regarding the application of digital games within the context of the classroom in elementary school. To verify the difficulties encountered by educators regarding the use of these technologies within the school context and to analyze the results obtained from the use of games by the studies presented. At the end of the study, the results obtained were considered satisfactory, as they demonstrate that the use of educational methodologies that involve the use of digital technologies in their processes and in the case of this article, more precisely digital games, are important because, in addition to improving The performance and engagement of students in relation to the proposed subject also help in the development and improvement of skills that are important for children, such as teamwork, improved problem-solving ability, increased sensory attention, among others. </span></p> <p><strong>Keywords:</strong><span style="font-weight: 400;"> Digital Games; Elementary School; Mathematics; Engagement.</span></p> Rafael de Oliveira Macedo Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2056 Wed, 07 Sep 2022 00:00:00 -0300