Revista Ciência em Evidência https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia <p>A <strong>Revista Ciência em Evidência (ISSN 2763-5457)</strong> é um periódico semestral do IFSP Câmpus Capivari, de caráter multidisciplinar. Nesse sentido, trabalhos que transitem entre as seguintes áreas são bem vindos: Educação; Informática; Linguística, Letras e Artes; Educação Física; Ciências Exatas; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Ciências Sociais; Administração e Gestão.</p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">A Revista Ciência em Evidência tem como foco a publicação de artigos científicos, resultados de projetos de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações, dentre outras modalidades de produção científica das mais diversas áreas do conhecimento.</span></p> <p class="gmail-_04xlpA gmail-direction-ltr gmail-align-justify gmail-para-style-body"><span class="gmail-JsGRdQ">O escopo editorial da revista é o de promover debates que contribuam para a construção do conhecimento multi e interdisciplinares.</span></p> pt-BR <p>Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.</p> <p>Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.</p> <p>Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à&nbsp;<strong>Revista Ciência em Evidência</strong> (RcE) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito à exigência de qualquer tipo de remuneração.</p> rce@ifsp.edu.br (Érica Maio Taveira Grande) alexandre.maia@ifsp.edu.br (Coordenador de Pesquisa e Inovação: Alexandre Camargo Maia) Mon, 21 Nov 2022 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Ensino de História, Cultura Digital e Novas Tecnologias de Informação https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2048 <p><span style="font-weight: 400;">O artigo apresenta as premissas teóricas e um breve relato do(a) estudante bolsista do projeto de pesquisa “Em defesa da História: o uso de novas tecnologias digitais de informação para produzir, ensinar e divulgar conhecimento histórico”, realizado entre março e novembro de 2021, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus Capivari. A pesquisa abordou debates sobre currículo de história, políticas do esquecimento, cultura digital e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Com foco na identificação de um processo de apagamento e exclusão de personagens negros da história do Brasil, particularmente mulheres negras, o objetivo central foi refletir sobre o potencial impacto dos recursos digitais no ambiente escolar, criando formas de interação e debate e um novo sentido para o passado, com a finalidade de promover uma educação antirracista. </span></p> Rafaela Cristina Zuin da Rocha, Prof. Dr. Felipe de Paula Góis Vieira Copyright (c) 2022 Revista Ciência em Evidência https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/cienciaevidencia/article/view/2048 Mon, 21 Nov 2022 00:00:00 -0300