MATERIAIS DIDÁTICOS DE BAIXO CUSTO PARA AUXILIAR NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

Autores

  • Sylvana Karla da Silva de Lemos Santos Instituto Federal de Brasília http://orcid.org/0000-0001-8490-5883
  • Sara Stela dos Santos Telles Martins Instituto Federal de Brasília
  • Paulo Henrique Viana Araújo Instituto Federal de Brasília
  • Karla Vivianne Oliveira Santos

Resumo

A criação de novos materiais para uso nas atividades cotidianas da humanidade é algo presente na sociedade desde os primórdios, quando busca-se aprimorar o que já existe para melhorar a utilização e otimizar o tempo. Esse conceito também se aplica à educação, onde professores se dedicam a aprimorar o processo de ensino-aprendizagem por meio do desenvolvimento de materiais didáticos. No entanto, sabe-se que o ensino de ciências e matemática é frequentemente considerado desafiador, especialmente quando envolve práticas que foram perpetuadas de maneira negativa ao longo da história. Com esse entendimento, a partir de um projeto de iniciação científica, foram propostos materiais de baixo custo, a partir da cultura maker, para auxiliar docentes das áreas de química, física, biologia e matemática do ensino médio. Os materiais desenvolvidos foram apresentados em eventos científicos e validados pelos docentes, demonstrando a importância de objetos para apoio ao ensino.

Biografia do Autor

Sara Stela dos Santos Telles Martins, Instituto Federal de Brasília

Estudante do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. 

Paulo Henrique Viana Araújo, Instituto Federal de Brasília

Estudante do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio no Instituto Federal de Brasília, Campus Brasília. 

Downloads

Publicado

12-06-2025

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIAS