Memorabilidade discursiva em documentos oficiais do ENEM
Portaria MEC n° 438, de 28 de Maio 1998 e o Edital n° 10, de 14 de Abril de 2016
Palavras-chave:
Memorabilidade, Discurso, Documentos, ENEMResumo
Este trabalho analisa o conceito de memorabilidade discursiva em dois documentos norteadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Portaria MEC n° 438, de 28 de Maio 1998 e o Edital n° 10, de 14 de Abril de 2016, documentos que estabelecem as égides das respectivas edições da prova. Em específico, a Portaria n° 438 inaugura o exame. Adotaremos a noção de memorabilidade discursiva tal como definida por Maingueneau (2015). Foram analisados os objetivos gerais da prova em cada documento promovendo uma análise comparativa entre eles, a fim de depreender traços que se materializaram no imaginário social em relação ao exame, assim como os enunciados que denotam o caráter normatizador dos documentos. Como resultados, percebemos que houve a inscrição histórica das normatizações da Portaria n°438, tornando-a um traço e reverberando, ainda, nas edições mais recentes do ENEM. Além disso, destaca-se a interdisciplinaridade no Edital n°10, de 2016.
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