Multiletramentos e multimodalidade em tempos de pandemia

As potencialidades do webfólio em aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Rose Aparecida Costa Souza Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

Multiletramentos, Multimodalidade, Letramento digital, Webfólio

Resumo

O presente trabalho apresenta uma proposta de multiletramento que leva em consideração a multimodalidade na leitura e produção de textos no contexto da pandemia de COVID-19, momento em que as instituições de ensino brasileiras continuam na forma não presencial. Para tanto, optou-se pelo Webfólio, um gênero discursivo multissemiótico que abriga outros gêneros, bem como comporta links e hipertextos. Além disso, buscou-se discutir a importância da transposição didática a partir de práticas reais de uso da língua no cotidiano dos alunos com vistas ao engajamento e motivação nas práticas de leitura e escrita na sala de aula.

Biografia do Autor

Rose Aparecida Costa Souza Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestranda em Estudos Linguı́sticos pela Universidade Federal do Pará e professora de Português e Inglês do Instituto Federal do Pará

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

COSCARELLI, Carla V.; RIBEIRO, Ana E. Letramento Digital. In: FRADE, Isabel C. A. S.; VAL, Maria G. C.; BREGUNCI, Maria G. C. (Orgs.). Glossário CEALE* Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para Educadores. Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE. Faculdade de Educação da UFMG. Belo Horizonte: 2014.

GARCIA, Ana Luiza M. & RANGEL, Egon O. Glossário. Caminhos da escrita. Curso online de formação de professores. Programa Olimpíadas de Língua Portuguesa -Escrevendo o Futuro, CENPEC/MEC, 2013.

Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

ROJO, Roxane; ALMEIDA, Eduardo de Moura (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 1-32.

Downloads

Publicado

2021-08-31