Quadro a quadro
Histórias em quadrinhos em e-books dos X-Men para o ensino de língua portuguesa no ensino básico
Palavras-chave:
Ensino, X-Men, Semiótica, Língua portuguesaResumo
Em meados do século XIX, as histórias em quadrinhos, ou HQs, surgiram na cultura ocidental como uma forma de linguagem e arte fundada na mescla semiótica de imagens e palavras. A história dos X-MEN, criada por Jack Kirby e Stan Lee em 1963, proporcionou uma abordagem com temas ainda não tão bem explorados por outras HQ¹, como preconceitos raciais, filosofias, puberdade e conflitos sobre ética. Nesse sentido, este trabalho, que opera na interface dos estudos de análise do discurso e semiótica, investiga os mecanismos de produção de sentido nas HQs dos X-MEN e as suas modificações em relação às mudanças da sociedade. Além disso, comparam-se acontecimentos enunciativos das duas linhas teóricas e analisa-se, com enfoque na narratividade do conteúdo e na narratividade da expressão, o uso das HQs X-MEN no Ensino Básico. Observa-se, ainda, a dinâmica da relação entre os dois planos da linguagem, à medida que o olhar analítico se desloca do domínio dos quadrinhos ordinários com heróis distantes da realidade dos sujeitos alunos no ensino básico. Além disso, esse trabalho promove as HQs dos X-MEN de Lee até as escritas por Chris Claremont, no ensino de Língua Portuguesa através de e-books. Para isso, dá-se prioridade, neste trabalho, aos conceitos e ferramentas de análise das vertentes discursivas e da semiótica e didática, pedagógica e metodológica, mas recorre-se, também, a fundamentos da análise do discurso e a exemplos ilustrativos e noções inteligíveis aos campos das HQs para uso de ensino na Educação Básica para alunos com dificuldades em leitura, escrita e interpretação.
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