Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande

Autores

  • Dayse Rodrigues dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Palavras-chave:

Referencial curricular Lições do Rio Grande, Ensino de língua portuguesa, Ensino de literatura, Ensino médio

Resumo

 O presente artigo reflete sobre práticas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio gaúcho a partir do referencial curricular do estado do Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). O objetivo é relatar de maneira reflexiva a experiência das aulas ministradas seguindo o referencial curricular mencionado tanto na disciplina de Língua Portuguesa como de Literatura no Ensino Médio, durante o estágio supervisionado em Letras. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é da pesquisa qualitativa, em que a revisão bibliográfica do próprio referencial e de outros artigos sobre ele foi realizada, no intuito de avaliar a adequação ou não das aulas planejadas. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que os planos de língua materna e literatura tentam abarcar as orientações do referencial, mas ainda encontram dificuldades em superar as velhas práticas centradas no ensino de gramática e periodização literária no ensino médio. 

Biografia do Autor

Dayse Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BERTO, Jane Cristina Beltramini; MENEGASSI, Renilson José. Os gêneros textuais, o conceito e a prática de reescrita nos documentos curriculares oficiais brasileiros sobre o ensino de língua materna. Linguagem em Foco: Revista do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UECE, [s. l], v. 5, n. 1, p. 59-71, 2013.

SANTOS, Dayse Rodrigues dos; NOVAK, Fernanda. Reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa à luz do Referencial Curricular Lições do Rio Grande. Humanidades e inovação, 2021, (no prelo).

SILVA, Edilson Miranda; ALMEIDA, Agnaldo; SILVEIRA, Ederson Luís. (Re)significando o currículo da língua portuguesa: interfaces entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem em sala de aula. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires), v. 20, p. 01-07, 2016.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria de Estadual de Educação. Referencial Curricular: Lições do Rio Grande: Linguagens, códigos e suas tecnologias. Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira Moderna. Volume 1. Disponível em: http://www.seduc.rs.gov.br. Acesso: 6 mar 2021.

VAZ, Cláudia Patrícia Schutz. Referencial curricular lições do Rio Grande e os discursos coletivos dos professores de uma escola estadual. Dissertação (mestrado)- Universidade Federal do Rio Grande/ FURG, Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde. Rio Grande/RS, 20/12/2012. 60 f

ZAWASKI, Tatiane Peres; RAMIREZ, Vera Lúcia. O lúdico no ensino de língua portuguesa, nos anos finais do ensino fundamental: buscando outras formas de ensino e aprendizagem. Web Revista Linguagem, Educação e Memória, p. 92-106, 2017.

Downloads

Publicado

2021-08-31