Práticas de língua portuguesa e literatura no ensino médio com o lições do Rio Grande

  • Dayse Rodrigues dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Palavras-chave: Referencial curricular Lições do Rio Grande, Ensino de língua portuguesa, Ensino de literatura, Ensino médio

Resumo

 O presente artigo reflete sobre práticas de língua portuguesa e literatura no Ensino Médio gaúcho a partir do referencial curricular do estado do Rio Grande do Sul Lições do Rio Grande (2009). O objetivo é relatar de maneira reflexiva a experiência das aulas ministradas seguindo o referencial curricular mencionado tanto na disciplina de Língua Portuguesa como de Literatura no Ensino Médio, durante o estágio supervisionado em Letras. A metodologia utilizada para a escrita deste trabalho é da pesquisa qualitativa, em que a revisão bibliográfica do próprio referencial e de outros artigos sobre ele foi realizada, no intuito de avaliar a adequação ou não das aulas planejadas. As principais conclusões dizem respeito ao fato de que os planos de língua materna e literatura tentam abarcar as orientações do referencial, mas ainda encontram dificuldades em superar as velhas práticas centradas no ensino de gramática e periodização literária no ensino médio. 

Biografia do Autor

Dayse Rodrigues dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás

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Publicado
2021-08-31