Cordel

Literatura que transforma o sujeito, o lugar e o seu povo

Autores

  • José Flávio da Paz Universidade Federal de Rondônia
  • Walter Brito Bezerra Júnior Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Cordel, Literatura norte-riograndense, Joelson Araújo

Resumo

A Literatura de Cordel está ligada diretamente à vida de homem e mulheres, com destaque aqueles comuns e as suas relações com o meio enfatizando as situações vivenciais do cotidiano. Independentemente das suas origens cumpre um papel fundamental no imaginário popular, gerações e gerações, por meio da oralidade e dos cancioneiros que se incumbiram de transmitir determinados legados de maneira cômica e bem-humorada. Logo, este trabalho tem por finalidade reconhecer e promover esta Literatura, seus artistas (repentistas e/ou cordelistas) e sua importância social, em especial na cultura do povo potiguar, através da entrevista concedida, no primeiro semestre de 2020, pelo Doutor, Professor, Pesquisador e Cordelista, Joelson Araújo.

Biografia do Autor

José Flávio da Paz , Universidade Federal de Rondônia

Doutorando em Estudos Literários-UNEMAT; mestre em Letras-UNIMAR, mestre em Estudos Literários-UNIR. Professor do Departamento Acadêmico de Língua Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, bolsista Novo Prodoutoral da CAPES/CNPq, escritor, ensaísta, editor e avaliador em periódicos acadêmicos do Brasil e do exterior Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Poesia contemporânea de autoria feminina do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste do Brasil-GPFENNCO/UNIR/CNPq; Membro da Red Iberoamericana de Docentes (Espanha); Association des Jeunes Chercheurs en Sémiotique-AJCS (França) e Red Federal de Poesía (Argentina). Imortal da Academia de Letras do Brasil-ALB, ocupante da Cadeira nº 001/ALB/RN e detentor do Título Honorífico de Cidadão Macapaense pelos excelentes trabalhos educacionais prestados aquele Município

Walter Brito Bezerra Júnior, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Especialista em Matemática e Física-FAIARA. Licenciatura em Matemática-UFRN. Cursando Especialização em Língua Portuguesa e Matemática numa perspectiva transdisciplinar-IFRN. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Poesia contemporânea de autoria feminina do Norte, do Nordeste e do Centro-Oeste do Brasil-GPFENNCO/UNIR/CNPq.

Referências

Academia Brasileira de Literatura de Cordel, 2020. Disponível em: http://www.ablc.com.br/. Acesso em: 30 jun. 2020.
ARAÚJO. Joelson. Historias cordelizadas. Natal: CJA Edições, 2019;
_______________. Histórias de todos nós: dez cordéis num CD só. Natal: Livre, 2016;
_______________. Nós vamos contaminar os jovens com a leitura. Natal: Livre, 2016;
Fundação Casa de Rui Barbosa. Literatura Popular em Versos. Poetas e catadores. http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/poeta.html#. Acesso em: 28 jun. 2020.

Downloads

Publicado

2020-09-16