Cordel
Literatura que transforma o sujeito, o lugar e o seu povo
Palavras-chave:
Cordel, Literatura norte-riograndense, Joelson AraújoResumo
A Literatura de Cordel está ligada diretamente à vida de homem e mulheres, com destaque aqueles comuns e as suas relações com o meio enfatizando as situações vivenciais do cotidiano. Independentemente das suas origens cumpre um papel fundamental no imaginário popular, gerações e gerações, por meio da oralidade e dos cancioneiros que se incumbiram de transmitir determinados legados de maneira cômica e bem-humorada. Logo, este trabalho tem por finalidade reconhecer e promover esta Literatura, seus artistas (repentistas e/ou cordelistas) e sua importância social, em especial na cultura do povo potiguar, através da entrevista concedida, no primeiro semestre de 2020, pelo Doutor, Professor, Pesquisador e Cordelista, Joelson Araújo.
Referências
ARAÚJO. Joelson. Historias cordelizadas. Natal: CJA Edições, 2019;
_______________. Histórias de todos nós: dez cordéis num CD só. Natal: Livre, 2016;
_______________. Nós vamos contaminar os jovens com a leitura. Natal: Livre, 2016;
Fundação Casa de Rui Barbosa. Literatura Popular em Versos. Poetas e catadores. http://www.casaruibarbosa.gov.br/cordel/poeta.html#. Acesso em: 28 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.