Linguagem e discurso
Pressupostos e elementos da argumentação
Palavras-chave:
Teoria da argumentação, Elementos argumentativos, Discurso argumentativoResumo
O presente estudo, apresentado de modo ensaístico, apresenta e discute sobre algumas concepções de linguagem e importância no âmbito da argumentação e suas formas de proposição. Deste modo, por meio de uma reflexão bibliográfica crítica, pretende-se instigar acerca das possibilidades de aplicação dos elementos da linguagem, incitando e provocando o leitor na realização de uma leitura que amplie sua percepção dos mecanismos que circundam a argumentação. Para tanto, não se utiliza de uma linha teórica em si, mas se promove diálogos entre críticas e teorias que, em determinados pontos, entrecruzam-se ou se interseccionam.
Referências
ARISTÓTELES. Retórica. Trad. Manual Alexandre Júnior, Paulo Farmhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2005.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. de Michel Lahud e Yara Frateschi. São Paulo: HUCITEC, 1979.
CITELLI, Adilson. Linguagem e persuasão. São Paulo: Ática, 2000.
DERING, Renato de Oliveira; MARTINS, Pauliany Carla; SILVA, Leandro Alves da. “A formação do sujeito-leitor pela experienciação do ato de ler: breves considerações”. In. Schütz, Jenerton Alan et al. Pesquisas e escritas em educação. São Carlos: Pedro & João Editores, 2019.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
JAKOBSON, Roman. Lingüística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1991.
KOCH, Ingedore. G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2003.
KOCH, Ingedore G. V. Argumentação e linguagem. São Paulo: Cortez, 2011.
MARTINS, Maria Helena. O que é leitura? São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.
PLANTIN, Christian. A argumentação: história, teorias, perspectivas. São Paulo: Parábola, 2008.
SILVA, Gustavo Ribeiro da; DERING, Renato de Oliveira. Breves reflexões sobre a importância da leitura para a formação de um sujeito crítico. Humanidades e Inovação. Palmas, v. 7, n. 1, 2020. ISSN:2358-8322. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2344 Acesso: 10 jun 2020.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Editora Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.