Gêneros no contexto brasileiro

Questões [meta]teóricas e conceituais

Autores

  • Josenildo Barbosa Freire Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos (SEEC/RN)

Palavras-chave:

Gêneros textuais/discursivos, Leitura, Escrita

Resumo

Gêneros no contexto brasileiro: questões (meta)teóricas e conceituais oferece a professores, estudantes e público em geral um panorama e uma discussão atualizada dos principais temas referentes a gênero e decorrentes da apropriação e do diálogo com as teorias internacionais pelos pesquisadores brasileiros. o autor traça um percurso que abrange desde a clássica distinção entre “gêneros textuais” e “gêneros discursivos” até o debate mais recente sobre o eventual surgimento de uma escola brasileira nos estudos de gênero, passando pela questão da inter-relação entre os gêneros no mundo real, contrastada com uma abordagem de gêneros como objetos estanques convenientemente adequados para o ensino. Escrito de forma tanto acessível quanto rigorosamente fundamentada, o livro ajudará o leitor a desenvolver uma compreensão mais clara e aprofundada sobre os gêneros, propiciando assim uma abordagem mais adequada ao ensino de língua, entre outras possibilidades de aplicação.

Biografia do Autor

Josenildo Barbosa Freire, Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos (SEEC/RN)

Possui graduação em Letras pela UEPB (2004) e Pós-Graduação, em nível de Especialização, em Ensino-Aprendizagem de Língua Portuguesa pela UFRN (2006) . Em 2011, concluiu o Mestrado no Proling/UFPB na área de Concentração Teoria e Análise Linguística, com pesquisa voltada para a Sociolinguística. Tem Doutorado em Linguística (2016), pela UFPB . Atualmente é professor de Língua Portuguesa da rede pública de Educação Básica no Estado do Rio Grande do Norte. As áreas de interesses de pesquisas são: Variação, Estilo, Atitude e Percepção Linguística, produção de textos e áreas afins e Ensino. Nos últimos anos, voltou sua atenção, também, para análise de textos escolares produzidos por alunos do Ensino Fundamental, nos quais busca-se descrever e analisar diferentes aspectos dessas produções escritas.

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Publicado

2020-09-16