O processo de identificação da mulher com o discurso político de Jair Bolsonaro no Facebook
Palavras-chave:
Mulher, Mídia, Política, Identificação, Análise do DiscursoResumo
As diferentes mídias se tornaram um importante instrumento de difusão de uma infinidade de discursos. Esse aspecto tornou-se mais latente durante as eleições presidenciais no Brasil, em 2018, diante dos polêmicos discursos do então candidato Jair Messias Bolsonaro. Nesse contexto, esse artigo propõe um trabalho de investigação dos discursos realizados por mulheres eleitoras de Bolsonaro, os quais circularam na plataforma Facebook, com o objetivo geral de analisar os processos de identificação dessas mulheres com sentidos produzidos pelo candidato acerca de temas que envolvem as minorias. Para alcançarmos tal proposta, os objetivos específicos são: i) evidenciar as distintas posições-sujeito assumidas por mulheres em relação aos sentidos produzidos pela candidatura de Bolsonaro; ii) problematizar a posição-sujeito mulheres eleitoras de Bolsonaro através da análise de suas postagens em grupos do Facebook. Nosso trabalho tem como base teórica os dispositivos da Análise do Discurso, a partir dos estudos de Michael Pêcheux e seus explicadores.
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