Alice no país dos animais

Uma leitura do romance de Lewis Carroll a partir de símbolos e alegorias

Autores

  • Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro Faculdade Integrada de Patos (FIP)
  • Francisco Edinaldo de Pontes Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Palavras-chave:

País das Maravilhas, Animais, Simbologia, Símbolos, Alegorias

Resumo

O ato de representar uma ideia através dos símbolos existe desde as primeiras civilizações. Dessa forma, a problemática da presente pesquisa apresenta-se no momento em que deixamos passar despercebido os símbolos e as alegorias existentes na narrativa. Partindo desse pressuposto, o objetivo do presente estudo consiste em investigar e discutir sobre como os animais analisados no romance Alice no País das Maravilhas (1865), de Lewis Carroll, são representados de acordo com a simbologia, além de fazer uma ligação com o contexto sócio, histórico, político e cultural no qual a obra foi escrita. Assim sendo, escolhemos a simbologia dos animais como base para o nosso trabalho, por acreditarmos que os animais são utilizados como instrumentos simbólicos na construção da dinâmica do enredo e dos principais acontecimentos dentro da narrativa. Metodologicamente, partiu-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, através de uma análise estrutural da narrativa. Como base teórica, apresentamos os fundamentos de ALVAREZ FERREIRA (2013); CHEVALIER & GHEERBRANT (2009); MOISÉS (2013); RIBEIRO (2010); e, ROSACRUZ (1992). Em conclusão, percebemos que os animais do País das Maravilhas são considerados “maravilhosos” por apresentarem atitudes que se assemelham a atitudes humanas, dotados de discurso, inteligência e sagacidade, tornando-os nesse romance um dos pontos mais interessantes da narrativa, além das demais personagens e da fantástica ambientação.

Biografia do Autor

Josanille Glenda do Nascimento Ribeiro, Faculdade Integrada de Patos (FIP)

Possui graduação pela Universidade Federal de Campina Grande (2011). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente no seguinte tema: Semântica; ambiguidade; livros didáticos. Especialista em Língua Linguística e Literatura pela FIP (Faculdade Integrada de Patos) (2014). Especialista em Gênero e diversidade na Escola (UFPB-VIRTUAL) (2015). Graduada em Letras Língua Inglesa pela Universidade Estadual da Paraíba. Campus III- GUARABIRA. Atualmente atua como Professora de Língua Inglesa da rede pública estadual do Estado da Paraíba na cidade de Alagoa Grande 

Francisco Edinaldo de Pontes, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestrando em Literatura e Interculturalidade (MLI), pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Interculturalidade (PPGLI), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Ensino de Língua Inglesa. Realiza pesquisa nas áreas de Língua Inglesa; Literaturas de Língua Inglesa; Literaturas Lusófonas; com ênfase nas Representações de Gênero na Literatura e em outras Linguagens; Literatura, Memória e Estudos Culturais; e Literatura Comparada. Atualmente, é integrante do Grupo Interdisciplinar de Estudos Literários Lusófonos (GIELLus/DGP/CNPq). É graduado em Licenciatura Plena em Letras - Inglês (2019), pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Referências

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Publicado

2020-09-16