Masculinidade e discrição em aplicativo de relacionamento

Discursos sobre identidades homossexuais masculinas

Autores

  • Marcos da Silva Cruz Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Discurso, Homossexualidade masculina, Masculinização, Debilidade performativa, Grindr

Resumo

Esta pesquisa propõe pensar os modos de identificação de sujeitos homossexuais masculinos, sobretudo aqueles que defendem a ideia de masculinização da masculinidade homossexual e de discrição da feminilidade. Os chamados “machões e discretos” tornam-se mais visíveis em aplicativos de relacionamento, onde, sob a égide do desejo sexual/amoroso, promulgam determinações sobre os corpos dos parceiros-em-potencial, muito embora vivenciem as ambiguidades de cálculo das diferenças identitárias. Investigamos, como corpus, os usuários do aplicativo de relacionamento gay Grindr, narrando a história de dois usuários. Como resultados, constatamos que o corpo, como materialidade discursiva, funciona como a escritura pela qual são inscritos uma série de pares opositivos (masculinidade/efeminamento e atividade/passividade), mas também funciona como prova concreta do exercício performativo debilitado de masculinização e a projeção da masculinização no parceiro-em-potencial como um suplemento performativo.

Biografia do Autor

Marcos da Silva Cruz, Universidade Federal do Pará

Mestrando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É graduando em Pedagogia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Possui graduação em Letras em Língua Portuguesa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atua no ensino de língua materna na educação básica e no ensino de língua estrangeira (inglês) em cursos livres. Possui interesse nas temáticas que envolvam teorias do discurso, a relação entre linguagem, discurso e trabalho, bem como teorias e pedagogias queer.

Referências

BOURDIEU, P. A dominação masculina. Trad. Maria Helena Kühner. 11 ed. Rio de Janeiro: Berthand Brasil, 2012.

BUTLER, J. Sujeitos do sexo/gênero/desejo. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press,1999.

CORRÊA, J. A. M.; CRUZ, M. S. Entre machos e discretos: discursos, identidades homoeróticas masculinas e(m) aplicativos de relacionamento. Heterotópica, Uberlândia, v.1, n.2, p.108-135, 2019.

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Trad. Iran Ferreira de Melo. Linha d’água, v.2, n.25, p.307-329, 2012.

FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como raciocínio dialético: crítica, explanação e ação. Trad. Mycon Silva Aguiar. Policromias, ano 5, p.31-50, 2020.

FOUCAULT, M. A história da sexualidade: a vontade de saber. Trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

HALL, S. A identidade em questão. In: HALL, S.. Identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LIVIA, A; HALL, K. É uma menina!: a volta da performatividade à linguística. In: OSTERMANN, A. C.; FONTANA, B. (Orgs.). Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

LOURO, G. L. Teoria queer: uma política pós-identitária para a educação, Estudos Feministas, v.9, n.2, p.541-553, 2001.

MIGNOLO, W. Desobediência epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Caderno de Letras da UFF, n. 34, p. 287-324, 2008.

MOITA-LOPES, L P. Lingüística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos constructos que têm orientado a pesquisa. IN: MOITA-LOPES, L P. Por uma Linguística indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

MOITA-LOPES, L P. Identidades Fragmentadas: a construção discursiva de raça, gênero e sexualidade em sala de aula. Campina, SP: Mercado de Letras, 2002.

MISKOLCI, R.. Desejos digitais: uma análise sociológica da busca por parceiro on-line. Belo Horizonte, MG: Autêntica Editora, 2017.

PERLONGHER, N. O negócio do michê: a prostituição viril em São Paulo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987.

PRECIADO, B. Manifesto contrassexual: práticas subversivas de identidade. São Paulo: n-1 Edicões, 2014.

REIS, R. Concurso Marquinha de Biquíni: visibilidades político-corporais entre jovens homossexuais em um bairro “periférico” de Belém. Bagoas, Natal, v.7, n.13, 2015, p.323-351.

SANTOS FILHO, I. I. A construção discursiva de masculinidades bissexuais: um estudo em linguística queer. 2012. 248 f. Tese (Doutorado). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.

SEDWICK, E. K. A epistemologia do armário. Cadernos Pagu, Campinas, São Paulo, v.28, n.1, p.19-54, jan./jun. 2007.

SOARES, A. S. F. A homossexualidade e a AIDS no imaginário de revistas semanais. Fragmentum, n.29, parte 1, p.13-20, 2011.

TREVISAN, J. S. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. 4ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-17