A Formação de professores de inglês no contexto do PIBID

Relatos de pesquisas acadêmicas

Autores

  • Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Formação de professores, Inglês, PIBID

Resumo

Os trabalhos aqui apresentados refletem o PIBID: são escritos e pensados de forma colaborativa, buscam a melhoria do ensino e da aprendizagem de inglês nas escolas, e sobretudo enfocam a importância de se entenderem os processos de formação profissional dos professores de línguas como processos necessariamente colaborativos, que exigem a participação engajada de formadores, supervisores e licenciandos, além, é claro, dos alunos de inglês das turmas e escolas que desenvolvem o PIBID, não esquecendo os diretores, coordenadores pedagógicos, professores de outras matérias, pais, e quem mais participa da vida escolar. O PIBID e este livro são locais de muita conversa, de muito questionamento, de muito confronto de práticas e de teorias, de muita colaboração. Assim também o são, ou deveriam ser, os processos de formação de professores e o processo educativo em geral. O PIBID e este livro contribuem para que eles assim o sejam (Clarissa Menezes Jordão)

Biografia do Autor

Bruna Sampaio Silgueiro Mardegan, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Letras - Português e Literaturas Correspondentes pela Universidade Estadual de Maringá (2012) e atualmente cursa Letras - Inglês e Literaturas Correspondentes na mesma instituição. Participou de projetos de extensão na área de Linguística Aplicada com ênfase em práticas de letramento e projetos de pesquisa em Literatura Brasileira com ênfase em poesia marginal dos anos 70. Tem experiência na área de ensino de línguas. Atualmente, participa de um projeto de iniciação científica em Formação de Professores de Línguas.

Referências

EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S.; CHIMENTÃO, L. K.; MULIK, K. B. (org.) A formação de professores de inglês no contexto do PIBID: relatos de pesquisas acadêmicas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

Downloads

Publicado

2020-06-17