África e Brasil
Saberes dos povos em prol do Letramento Racial Crítico
Palavras-chave:
Escola, Racismo, Letramento Racial CríticoResumo
Este trabalho traz algumas reflexões acerca de um projeto realizado em uma escola municipal das séries iniciais do ensino fundamental, que debateu identidades de raça. Partiu da experiência com crianças negras refletindo sobre suas identidades de raça. O objetivo do projeto era entender quais impactos ocorreriam na comunidade com as práticas adotadas de fortalecimento das identidades raciais negras. Para esta discussão utilizamos como arcabouço teórico Cavalleiro (1998); Ferreira (2015a, 2016); Gomes (2002); Silva (2000); Oliveira (2005). Do ponto de vista metodológico, trata-se da metodologia de projetos, amparada pelo Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2015b). Como resultado do projeto, enfatizamos o desenvolvimento da criticidade das crianças, o envolvimento de todas (os) os (as) funcionárias (os) da escola no projeto e ainda, a transposição do debate além dos muros da escola. Dessa forma, foi possível trazer novos olhares ao tema identidades de raça na escola e a promoção do letramento racial crítico.
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