África e Brasil

Saberes dos povos em prol do Letramento Racial Crítico

Autores

  • Samantha Schäfer Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Aparecida de Jesus Ferreira University of Bristol, Inglaterra (UK)

Palavras-chave:

Escola, Racismo, Letramento Racial Crítico

Resumo

Este trabalho  traz algumas reflexões acerca de um projeto realizado em uma escola municipal das séries iniciais do ensino fundamental, que debateu identidades de raça. Partiu da experiência com crianças negras refletindo sobre suas identidades de raça. O objetivo do projeto era entender quais impactos ocorreriam na comunidade com as práticas adotadas de fortalecimento das identidades raciais negras. Para esta discussão utilizamos como arcabouço teórico Cavalleiro (1998); Ferreira (2015a, 2016); Gomes (2002); Silva (2000); Oliveira (2005). Do ponto de vista metodológico, trata-se da metodologia de projetos, amparada pelo Letramento Racial Crítico (FERREIRA, 2015b). Como resultado do projeto, enfatizamos o desenvolvimento da criticidade das crianças, o envolvimento de todas (os) os (as) funcionárias (os) da escola no projeto e ainda, a transposição do debate além dos muros da escola. Dessa forma, foi possível trazer novos olhares ao tema identidades de raça na escola e a promoção do letramento racial crítico.

Biografia do Autor

Samantha Schäfer, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Possui graduação em Administracao pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2001), graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018) e graduação em LETRAS, Habilitação em Português e Inglês - Faculdades Santa Amélia (2008). Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem

 

Aparecida de Jesus Ferreira, University of Bristol, Inglaterra (UK)

Possui Pós doutorado (2015), e doutorado em Educação de Professores e Linguística Aplicada - Universidade de Londres - Inglaterra (2005), mestrado em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e graduação em Letras Português Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1990). Atualmente é professora associada da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Atuando no curso Letras graduação (Língua Inglesa, Prática de Ensino) e no Mestrado em Estudos da Linguagem na mesma instituição. Já publicou quatorze livros no Brasil. Publicou também um livro nos Estados Unidos. Tem vários artigos publicados em livros e periódicos científicos, no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos, Angola, Portugal, Colômbia e Espanha. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores (Línguas Adicionais e Língua Portuguesa), prática de ensino de língua inglesa, ensino e aprendizagem de línguas adicionais, análise e desenvolvimento de materiais de ensino, análise de livro didático, letramentos escolares, e os processos de construção de identidades sociais de professores de línguas, e de identidades sociais raça e gênero. É parecerista de vários periódicos. Foi, pesquisadora visitante pelo Kings College London - Universidade de Londres, Inglaterra (2014-2015 e em 2018 por 6 meses licença sabática). Professora visitante na University of Bristol, Inglaterra, pesquisa sabática de Fevereiro 2020 a Julho 2020.

Referências

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Publicado

2020-09-16