Desvalorização e satisfação
Uma contradição subjetiva nos professores em um contexto de sucesso escolar?
Palavras-chave:
Sociologia do trabalho, Educação, Trabalho docente, IDEB, SobralResumo
No município de Sobral-CE, marcado por excelentes índices do IDEB no ensino fundamental, o preparo para as avaliações de aprendizagem assume grande importância na organização do trabalho pedagógico desenvolvido nas escolas. Segundo o discurso oficial da Prefeitura de Sobral, foram implementadas políticas que pretenderam incentivar e valorizar o trabalho docente, tais como gratificações financeiras e formação em serviço mensal. A partir de uma abordagem sociológica do trabalho, este artigo buscou investigar se a organização pedagógica e os mecanismos de incentivo ao trabalho docente no município são vistos como fatores que contribuem positivamente para a função docente na visão dos professores. Resultados de pesquisa de campo em duas escolas públicas, permitiram analisar como os professores podem estar bem envolvidos em seu trabalho e ao mesmo tempo se perceberem desvalorizados economicamente. Assim, questões de controle e autonomia são abordadas pela ótica sociológica de Serge Paugam e Jean-Pierre Durand.
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