Metáfora conceptual e relevância

A manutenção de efeitos cognitivos na tradução de "O retrato ovalado” de Edgar Allan Poe

Autores

  • Thiago da Cunha Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Estudos da Tradução, Metáfora Conceptual, Teoria da Relevância, Impacto Cognitivo

Resumo

O presente trabalho procurou analisar a manutenção do impacto cognitivo da tradução de metáforas conceituais presentes no conto “O Retrato Ovalado” (1850) de Edgar Alan Poe. Para tanto, buscou-se subsídios teóricos em Lakoff e Johnson (1980) e Sperber e Wilson (1986 [1994]) sobre a Teoria da Metáfora Conceitual e a Teoria da Relevância, respectivamente, para analisarmos algumas passagens traduzidas do inglês para o português do conto de Poe. Constatou-se que quanto mais próximo os domínios conceituais entre as línguas envolvidas no ato tradutório, tanto mais fácil é a manutenção dos efeitos cognitivos no texto-alvo. Esperamos que o presente trabalho auxilie o tradutor em suas práticas tradutórias.

Biografia do Autor

Thiago da Cunha Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Linguística Teórica e Descritiva, com foco em ações metacomunicativas na fala-em-interação à luz da Linguística Cognitiva e Linguística Interacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020). Mestre em Linguística Teórica e Descritiva, com ênfase em estudos da metáfora no pensamento e no discurso sob o foco da Linguística Cognitiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016). É especialista em Tradução-Interpretação Inglês Português pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia - FIBRA (2014). Possui graduação em Letras - Habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2012). Atua principalmente nas seguintes áreas: Linguística Cognitiva, Linguística Interacional e Linguística Teórica (Semântica/ Pragmática). É subcoordenador do Research Centre Intercultural Communication in Multimodal Interactions (UFMG). É membro do Grupo de Pesquisa inter-institucional do CNPq Linguística (Inter-)Cultural e do grupo de pesquisa Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural, da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-05-05