Rose Dusreis e Áurea Ferreira
Bailarinas negras
Palavras-chave:
Ballet clássico, Literatura Negra, Exclusão, Inclusão, RacismoResumo
Este artigo objetiva refletir sobre o racismo e a exclusão de bailarinas negras na dança clássica ballet por meio das análises do conto “Rose Dusreis”, inserido na obra de Conceição Evaristo, Insubmissas lágrimas de mulheres, e da trajetória profissional de Áurea Ferreira. Para tanto, serão levados em consideração os estudos de Cuti (2010), sobre Literatura Negra; de Dalcastagnè (2008), acerca do perfil de escritores publicados no Brasil; de Paula (2015), no que diz respeito às escritoras negras e aos espaços institucionais; de Oliveira (2007), no que se refere ao corpo na cosmovisão africana; de Ferraz (2017), sobre bailarinos negros; de Ferreira (2010), acerca do processo de identificação realizado de forma dialógica e tensiva; de Rajagopalan (2010), sobre a discriminação processada pela linguagem; de Nascimento (2015), ao estudar a trajetória artística de Áurea Ferreira; e de Fanon (2008), sobre seus estudos sobre o negro atrelados à linguagem.
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