O feminino revisitado em ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Palavras-chave:
Literatura Portuguesa Contemporânea, História, Feminino, José SaramagoResumo
O presente trabalho tem o objetivo de investigar sobre a representação do feminino na aclamada narrativa de José Saramago, Ensaio sobre a cegueira. Em um movimento caro à literatura contemporânea, o autor utiliza o espaço de sua narrativa como lugar de valorização para vozes que foram historicamente silenciadas. Para tal, baseamos a nossa reflexão em autores que nos permitam ter uma base teórica a respeito das relações entre Literatura e História, visto que procuramos entender como os papeis sociais atribuídos ao feminino são desconstruídos no romance de Saramago.
Referências
ARIÈS, P.; BÉJIN, A. (Orgs.). Sexualidades ocidentais. São Paulo: Brasiliense, 1985.
BAUMAN, Z. Modernidade Líquida. Trad: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BENJAMIN, W. O narrador – considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Obras Escolhidas I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre Literatura e História da Cultura. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRANCO, L. C. Eros travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1985.
DAMATTA, R. A casa & a rua: espaço, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
FIGUEIREDO, M. A terceira morada: Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago. In: FIGUEIREDO, M. No corpo, na casa e na cidade: as moradas da ficção. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2011.
FREUD, S. O mal-estar na civilização, novas conferências introdutórias à psicanálise e outros textos (1930-1936). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
HOBSBAWM, E. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. Trad. Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
KEHL, M. R. A mínima diferença: masculino e feminino na cultura. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. SEIXO, M. A. O essencial sobre José Saramago. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1987.
SILVA, T. C. C. Do labirinto textual ou da escrita como lugar de memória In: SILVA, T. C.
C.. A tela da dama: ensaios de literatura. Barcarena: Editorial Presença, 2014.
SILVA, T. C. C. José Saramago, entre a História e a Ficção: uma saga de portugueses. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1989.
SILVA, T. C. C. O Avesso do Bordado. Ensaios de Literatura. Lisboa: Editorial Caminho, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.