Dossiê Temático

2021-02-21

Chamada

Tema - Ensino e aprendizagem: práticas de linguagem em língua materna

Prazo para envio dos manuscritos - 31 de maio de 2021

Organizadores: Dayse Santos   •   Éderson Silveira   •   Rodrigo Wanzeler
                                    IFPA                            UFSC                          IFPA

Submissão e diretrizes - https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/riel/about/submissions

Resumo - A Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) abre chamada para submissão de trabalhos inéditos ao volume temático Ensino e aprendizagem: práticas de linguagem em língua materna, a ser publicado no segundo semestre de 2021. O presente dossiê acolhe trabalhos de perspectiva transdisciplinar sobre práticas e dados de natureza linguística e discursiva, refletindo sobre a dimensão da relação indissociável entre práticas linguístico-discursivas e sociais. Encontram-se, nesta linha de investigação, o ensino e a aprendizagem de língua materna, as práticas de tradução em interface com o ensino, os contextos midiáticos e tecnológicos, questões relacionadas a multiculturalismo, entre outros temas de abordagem similar.

Diante disso, vale salientar que inúmeras pesquisas teórico-críticas têm se dedicado aos estudos das práticas de linguagem em contextos escolares  cada vez mais heterogêneos, o que engloba um vasto campo de pesquisas relativas à utilização de múltiplas linguagens no âmbito de modalidades tão diversificadas que vão desde o ensino fundamental, o médio, o técnico, a educação de jovens e adultos até questões voltadas a instâncias relativas ao ensino integrado e ao ensino profissionalizante.

Dessa forma, este número temático da Revista Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (RIEL) tem como foco o recebimento de textos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas que tematizam ensino e aprendizagem de língua portuguesa em contextos escolares relacionados às práticas de linguagem, em perspectivas teóricas que atentem para a questão da interação sob a perspectiva dos usos sociais da linguagem. Incentiva-se, portanto, a submissão de trabalhos que busquem ampliar e promover a atualização de concepções de aprendizagem que envolvam o ensino de língua materna para além da cooptação dos conhecimentos e atividades tradicionais desenvolvidas.