POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI -URCA (2018-2022)
Resumo
Esta pesquisa visa analisar a assistência estudantil da Universidade Regional do Cariri e sua contribuição no processo formativo dos licenciandos em História. Para isso, contextualizamos a política de Assistência Estudantil no país e suas legislações. Amparamo-nos pelo arcabouço teórico em torno principalmente dos conceitos de Assistência Estudantil e permanência. Entendemos a assistência estudantil como um mecanismo específico da educação e que deve objetivar contribuir com o processo formativo, desse modo, tratamos por formação inicial o processo de construção formativa que surge no período de graduação, considerando também as experiências dos sujeitos sociais. Dessa forma, foi feito um levantamento das ações de assistência desta universidade, como se dá sua aplicação e qual é o seu público-alvo. A partir da leitura e análise dos documentos institucionais, fizemos um cruzamento de dados entre eles, unindo a revisão bibliográfica formada, fizemos a coleta e fichamento dos dados obtidos nos documentos, então partimos para a construção da pesquisa, identificando as dificuldades na permanência dos alunos, a falta de informação sobre a existência de políticas de assistência estudantil na universidade e que os principais fatores da realidade desses alunos influenciam diretamente na sua permanência ou ausência no ensino superior, fatores que podem ser tanto de ordem econômica como pedagógica, racial, cultural e até mesmo psicológica.