O ARDUINO COMO FERRAMENTA MULTIFUNCIONAL PARA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DA FÍSICA

Autores

  • Samily Monteiro Nunes Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas
  • Geovânia dos Santos de Campos Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas https://orcid.org/0009-0003-5917-4005
  • Fernando F. León Avila Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) - Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Visando procurar alternativas mais econômicas para a falta de equipamento adequado e atualizado dentro dos laboratórios docentes e nas salas de aulas da disciplina de Física, principalmente por causa dos altos custos de aquisição desses materiais, foi desenvolvido um projeto de transformação e adequação de uma instalação experimental simples, que já existia no laboratório de Física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal do Amazonas. A instalação era utilizada para o estudo da queda livre dos corpos e determinação da aceleração da gravidade, através da medição dos tempos de queda, mas já apresentava falhas no funcionamento de seu cronômetro digital. Toda a parte eletrônica do aparelho original; consistente numa fonte estabilizada, um cronômetro digital de dois canais e dois sensores fotoelétricos; foi completamente substituída por uma placa Arduino, dois sensores fotoelétricos compatíveis com a nova fonte de alimentação e um programa de computação que permite a realização de captura automatizada de dados e que o valor da aceleração da gravidade seja determinado de maneira direta. O passo a passo para a utilização da instalação na realização do experimento, os detalhes do circuito implementado e o código de programação desenvolvido são disponibilizados neste documento, com o objetivo de auxiliar alunos e professores de Física interessados em reproduzir esta iniciativa nas suas respectivas universidades.

 

Biografia do Autor

Geovânia dos Santos de Campos, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - Universidade Federal do Amazonas

Graduanda no curso de Matemática e Física, membro do grupo de pesquisa em ensino de Matemática e Física. voluntária no projeto Atlas e professora voluntária no POTI( Polo Olímpicos de treinamento intensivo), residente no programa de Residencia Pedagógica.

Fernando F. León Avila, Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) - Universidade Federal do Amazonas

Docente no instituto de Ciências exatas e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal do Amazonas, membro do Grupo de pesquisa em ensino de Matemática e Física.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Edição

Seção

ARTIGOS