INCLUSÃO DIGITAL E LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM UNIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INTERIOR DE SÃO PAULO
Resumo
A inclusão digital é um dos desafios para a educação básica e pública, com a necessidade de garantir a infraestrutura em unidades de ensino para promover melhorias no aprendizado. O objetivo da pesquisa foi analisar a disponibilidade de computadores nas escolas da Educação Básica das Diretorias de Ensino de Assis, Presidente Prudente e Tupã, no interior de São Paulo. Na metodologia de pesquisa foram analisados os dados dos Censos Escolares de 2018 e 2023, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com a produção de mapas de dados municipais no sistema de informação geográfica QGIS, sobre a quantidade de laboratórios de informática e computadores disponíveis nas escolas. Nas cidades com sedes das diretorias de ensino foi constatada uma disponibilidade média de aproximadamente 4,5% de computadores em relação ao número de alunos matriculados. Em cidades com populações menores que 2 mil habitantes, a disponibilidade apresenta-se maior diante do número inferior a 500 alunos matriculados. Como resultado, foi constatada uma redução do número de computadores disponíveis em 42% dos municípios. A redução do número de laboratórios de informática em 5 anos foi constatada em 29% dos municípios. Os resultados desse estudo contribuem nas políticas públicas para inclusão digital para garantir equipamentos básicos de informática disponíveis aos alunos nas escolas dos ensinos fundamental e médio.