REFLETINDO SOBRE A LESSON STUDY (ESTUDO DE AULA) A PARTIR DE UMA METODOLOGIA INTUITIVA

Autores

  • Hênio Delfino Ferreira de Oliveira Instituto Federal de Brasília

Resumo

O objetivo desta pesquisa é refletir a respeito do “Estudo de Aula” ou “Lesson Study” (LS), a partir de diferentes experiências internacionais e no Brasil. Percebeu-se a possibilidade de estabelecer um caminho para explorar as formas como a LS, quando entendida como metodologia, tem sido interpretada, utilizada ou modificada por países estratégicos do ponto de vista das similaridades com o Brasil, extensão territorial, cultura, pertencimento ao mesmo continente Sul-Americano e para potencializar esta identificação, utilizou-se os resultados da proficiência em Matemática do Pisa (2018). Os países selecionados foram Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Canadá. Os resultados da análise sugerem que a implementação do EA nesses países tem ocorrido, porém de maneira adaptada. Outrossim, a referida análise também indicou dilemas próximos aos dos brasileiros, tais como a estranheza da implementação de uma metodologia altamente colaborativa, contudo, os estudos empíricos indicaram bons resultados qualitativos.

Downloads

Publicado

31-07-2024

Edição

Seção

ARTIGOS