A (Re)categorização da Imagem de Januário Garcia Leal no Documentário "O Sete Orelhas: Herói Bandido”
Palavras-chave:
Referenciação, Categorização, RecategorizaçãoResumo
Neste artigo, pretende-se, num primeiro momento, observar as formas de categorização e (re)categorização da representação de Januário Garcia, personagem lendário do Sul de Minas, no documentário O Sete Orelhas: herói bandido. Na busca pelo entendimento de como as estratégias de referenciação podem orientar os processos de produção de sentido, no decorrer de cenas do documentário, almejamos, ainda, A linha teórica e metodológica segue o viés da linguística textual e discursiva, considerando a concepção de que a referenciação é uma atividade discursiva, pautada em (re)construções dos objetos do discurso. Diante disso, podemos dizer que a construção de cadeias referenciais auxiliam nos processos interpretativos. Pelo uso de expressões nominais, é possível integrar as diversas informações do texto, em função da significação substancial, juntamente com os elementos cotextuais, contextuais e cognitivos, evocados pelos referentes e pelas expressões referenciais.
Referências
CIULLA e SILVA, Alena. Os processos de referência e suas funções discursivas: o universo literário dos contos. 2008. 201f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2008.
HALLIDAY, M.A.K. & Ruqaiya HASA N. Cohesionin English. Londres, Longrnan,1976. KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2006, p.123-135.
KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2012a.
KOCH; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2012b.
KOCH, Ingedore Villaça. Coesão textual: Conceitos e mecanismos. Coesão textual. São Paulo: Contexto, 2013, p. 13-29.
KOCH, Ingedore Villaça. Conceito e coerência. In: KOCH, Ingedore Villaça. A coerência textual. São Paulo: Contexto, 2013, p. 21-53.
KOCH, Ingedore Villaça. Escrita e progressão referencial e sequencial. In: KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2013, p. 131-156.
KOCH, Ingedore Villaça. Escrita e coerência. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2013, p.191-214.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2005.
MARCUSCHI, Luiz Antônio Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
O SETE Orelhas: Herói Bandido. Direção: Bruno Maia. Produção: Bruno Maia, São Bento Abade, Braia Produções, 42 min, 2012.
RONCARATI, Cláudia. Cadeias do texto: construindo sentidos. São Paulo: Parábola Editorial: 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.