As Práticas de Leitura e de Escrita na Construção de Uma Revista Digital na Escola
Palavras-chave:
Multiletramentos, Gêneros do Discurso, Leitura, Escrita, Análise LinguísticaResumo
Este artigo tem por objetivo relatar as ações didático-pedagógicas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/Português/UFSC, ao longo do 2o semestre de 2014. Atentando-nos à emergência de um contexto educacional multicultural, buscamos delimitar nosso escopo teórico-metodológico à luz de estudos recentes no que se refere à Pedagogia dos Multiletramentos e aos escritos do Círculo de Bakhtin. Com o projeto, acreditamos que foi possível ressignificarmos as aulas de Língua Portuguesa na escola, à medida que contribuímos para que os sujeitos em contexto escolar ampliassem suas competências discursivas a partir de um trabalho com textos autênticos em situações concretas de interação.
Referências
ACOSTA-PEREIRA, R. A prática de análise linguística mediada pelos gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Revista Letrônica, v. 06, p. 494-520, 2013.
______. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções, Jundiaí, v. 07, p. 04-23, nov. 2014.
BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010 [1929].
______. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2000.
BRITTO, Percival Lemos. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas (SP): Mercado de Letras, 1997.
GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. ______. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013 [1991].
______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009 [1996].
KOLODY, Helena. Sinfonia da Vida. Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997, p. 11. MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Subsídios para a compreensão do gênero resenha.
Revista Letras, Curitiba, PR, n. 70, p. 267-281, set./dez. 2006.
MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grilloe Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.
PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. Concepções de linguagem e ensino de língua materna. Revista de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade de Goiás, v. 1, p. 1-13, jan./jul. 2007.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.
_____; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. _____. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In:______. (Org.).
Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p.13-36.
SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Lingüística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 155- 177.
SOUZA, A. L. S; CORTI, A. P; MENDONÇA, M. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2012.
THE NEW LONDON GROUP [CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim et al.]. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.