As Práticas de Leitura e de Escrita na Construção de Uma Revista Digital na Escola

Autores

  • Luan Koroll Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Departamento de Língua Portuguesa, Florianópolis, SC, Brasil
  • Rodrigo Acosta Pereira Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC, Brasil

Palavras-chave:

Multiletramentos, Gêneros do Discurso, Leitura, Escrita, Análise Linguística

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as ações didático-pedagógicas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID/Português/UFSC, ao longo do 2o semestre de 2014. Atentando-nos à emergência de um contexto educacional multicultural, buscamos delimitar nosso escopo teórico-metodológico à luz de estudos recentes no que se refere à Pedagogia dos Multiletramentos e aos escritos do Círculo de Bakhtin. Com o projeto, acreditamos que foi possível ressignificarmos as aulas de Língua Portuguesa na escola, à medida que contribuímos para que os sujeitos em contexto escolar ampliassem suas competências discursivas a partir de um trabalho com textos autênticos em situações concretas de interação.

Biografia do Autor

Luan Koroll, Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, Departamento de Língua Portuguesa, Florianópolis, SC, Brasil

Mestrado em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina

Rodrigo Acosta Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Florianópolis, SC, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina

Referências

ACOSTA-PEREIRA, R. A prática de análise linguística mediada pelos gêneros do discurso: matizes sócio-históricos. Revista Letrônica, v. 06, p. 494-520, 2013.

______. A análise de textos-enunciados como prática precedente à elaboração didática. Intersecções, Jundiaí, v. 07, p. 04-23, nov. 2014.

BAKHTIN, M. M.; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 2010 [1929].

______. Estética da criação verbal. Tradução do russo por Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte II - Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília, DF: MEC, 2000.

BRITTO, Percival Lemos. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. Campinas (SP): Mercado de Letras, 1997.

GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula. 3. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. ______. Portos de passagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2013 [1991].

______. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009 [1996].

KOLODY, Helena. Sinfonia da Vida. Curitiba: Pólo Editorial do Paraná, 1997, p. 11. MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene. Subsídios para a compreensão do gênero resenha.

Revista Letras, Curitiba, PR, n. 70, p. 267-281, set./dez. 2006.

MEDVIÉDEV, Pável Nikoláievitch. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Trad. Sheila Camargo Grilloe Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Contexto, 2012.

PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. Concepções de linguagem e ensino de língua materna. Revista de Educação do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Jataí da Universidade de Goiás, v. 1, p. 1-13, jan./jul. 2007.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009.

_____; MOURA, E. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. _____. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos. In:______. (Org.).

Escol@ conectad@: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013, p.13-36.

SOARES, Magda. Português na escola: história de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.). Lingüística da Norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 155- 177.

SOUZA, A. L. S; CORTI, A. P; MENDONÇA, M. Letramentos no Ensino Médio. São Paulo: Parábola, 2012.

THE NEW LONDON GROUP [CAZDEN, Courtney; COPE, Bill; FAIRCLOUGH, Norman; GEE, Jim et al.]. A pedagogy of multiliteracies: designing social futures. The Harvard educational review, v. 1, n. 66, p. 60-92, 1996.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

Koroll, L., & Pereira, R. A. (2017). As Práticas de Leitura e de Escrita na Construção de Uma Revista Digital na Escola. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2283