A Representação do Ensino de Língua Portuguesa nos Textos Escritos de Professores Mestrandos
Palavras-chave:
Imagens Discursivas, Memória Discursiva, Ensino de Língua PortuguesaResumo
Esta pesquisa faz parte de nosso estudo de doutoramento que se ocupa em analisar as imagens discursivas do professor que constituem e orientam o curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional /PROFLETRAS- Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. No texto aqui apresentado, fazemos um recorte desse estudo como o intuito de discutir a imagem do ensino de Língua Portuguesa construída nos textos introdutórios às dissertações dos professores mestrandos. Nosso quadro teórico se filia ao campo da Análise do Discurso, segundo perspectivas pêcheuxtianas, com destaque para os conceitos de discurso, formação discursiva, imagens discursivas, entre outros. Nossos estudos apontam para a construção de uma imagem sobre o ensino de Língua Portuguesa pautada em sua maioria por discursos genéricos, apoiados na suposição de um consenso e não na apresentação de evidências sobre a realidade pedagógica desses professores, o que nos permite afirmar que os professores mestrandos apelam para uma memória discursiva que possibilita a construção de seus enunciados acerca da realidade de ensino retratada em suas produções.
Referências
ORLANDI, Eni Puccineli, Análise do discurso: Pincípios e procedimentos. 8ed. Campinas: Pontes, 2001.100p. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/ORLANDI- Eni-P-Analise-Do-Discurso-Principios-e-Procedimentos.pdf. Acesso em 18 mar 2017.
OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. 2o Ed. São Paulo, Martins Fontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET; HAK (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Unicamp, 1993. p. 61-163.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.