A Representação do Ensino de Língua Portuguesa nos Textos Escritos de Professores Mestrandos

Autores

  • Silvana Bandeira Oliveira Secretaria de Estado de Educação do Pará, Departamento de Português, Belém, PA, Brasil

Palavras-chave:

Imagens Discursivas, Memória Discursiva, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa faz parte de nosso estudo de doutoramento que se ocupa em analisar as imagens discursivas do professor que constituem e orientam o curso de Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional /PROFLETRAS- Universidade Federal do Pará (UFPA), campus de Belém. No texto aqui apresentado, fazemos um recorte desse estudo como o intuito de discutir a imagem do ensino de Língua Portuguesa construída nos textos introdutórios às dissertações dos professores mestrandos. Nosso quadro teórico se filia ao campo da Análise do Discurso, segundo perspectivas pêcheuxtianas, com destaque para os conceitos de discurso, formação discursiva, imagens discursivas, entre outros. Nossos estudos apontam para a construção de uma imagem sobre o ensino de Língua Portuguesa pautada em sua maioria por discursos genéricos, apoiados na suposição de um consenso e não na apresentação de evidências sobre a realidade pedagógica desses professores, o que nos permite afirmar que os professores mestrandos apelam para uma memória discursiva que possibilita a construção de seus enunciados acerca da realidade de ensino retratada em suas produções.

Biografia do Autor

Silvana Bandeira Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará, Departamento de Português, Belém, PA, Brasil

Doutorado em Estudos Linguísticos e Estudos Literários, Universidade Federal do Pará

Referências

ORLANDI, Eni Puccineli, Análise do discurso: Pincípios e procedimentos. 8ed. Campinas: Pontes, 2001.100p. Disponível em: http://hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/ORLANDI- Eni-P-Analise-Do-Discurso-Principios-e-Procedimentos.pdf. Acesso em 18 mar 2017.

OSAKABE, Haquira. Argumentação e discurso político. 2o Ed. São Paulo, Martins Fontes, 1999.

PÊCHEUX, Michel. Análise automática do discurso. In: GADET; HAK (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, Unicamp, 1993. p. 61-163.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

Oliveira, S. B. (2017). A Representação do Ensino de Língua Portuguesa nos Textos Escritos de Professores Mestrandos. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2282