Una Propuesta de Abordaje Interlocutivo Para la Enseñanza del Español en Puerto Rico
Palavras-chave:
Prática de Análise Linguística, Livro Didático de Espanhol, Ensino e Aprendizagem de EspanholResumo
Este artigo tem como propósito maior suscitar reflexões sobre o ensino- aprendizagem de espanhol como língua materna em Porto Rico, pelo viés da interlocução, objetivando assim, reorientar uma unidade do livro didático Sueños y palabras 8o. Discutem-se, assim, as implicações desta abordagem no processo pedagógico em sala de aula desde uma ancoragem enunciativo-discursiva bakhtiniana. Porquanto, defendemos e demonstramos como tudo isto implica-se no processo ensinar-aprender língua materna, desde um ponto de vista de linguagem como prática social e de um sujeito situado sócio- historicamente. Finalmente, reorientamos a unidade 1 do livro, considerando a prática de análise linguística (GERALDI, 1984; 1997), como uma possibilidade que pode ser integrada às atividades de leitura e produção textual de essa primeira unidade, visando a interação (dialógica) autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2015).
Referências
ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. 1. ed. 12o reimpressão. São Paulo:
Parábola Editoral, 2003, p. 84-153.
BAKHTIN, M. M. Questões de literatura e estética: a teoría do romance. Traducción . 5. ed. São Paulo: Hucitec, 2002.
______. El problema de los géneros discursivos. In: Estética de la creación verbal. Traducción Tatiana Bubnova. 10 ed. México: Siglo XXI, 1999, p. 248-294.
BRITTO, L. A sombra do caos. Campinas, SP: Mercado das Letras, 1997.
______. En Terra de Surdos-Mudo (um estudo sobre as condições de produção de textos escolares) In: GERALDI, J.W. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Assoeste, 1984, p.109-120.
DEPARTARTAMENTO DE EDUCACIÓN DE PUERTO RICO. Programa de Español In: Programas académicos. Recuperado de: http://www.de.gobierno.pr/ofrecimiento- academico/221-programas-academicos/1941-programa-de-espanol. Accesado: 1 de junio de 2017.
CARRASQUILO, Migdalia López; ÁLVAREZ, Norma I.; BRUGUERAS, Liliana. Sueños y palabras 8o: libro de texto. Colombia: Norma, 2000.
DEPARTAMENTO DE EDUCACIÓN DE PUERTO RICO. Marco Curricular del Programa de Español 2016. Recuperado de: http://www.de.gobierno.pr/files/MARCO_CURRICLAR_ESPANOL.pdf. Accesado: 1 de junio de 2017.
GERALDI, João Wanderlei. O texto na sala de aula: leitura e produção. São Paulo: Assoeste, 1984, p.41-48.
______. Portos de Passagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
KELEHER, Julia. Educación evalúa cambios en los currículos. El Vocero de Puerto Rico. San Juan, PR. Recuperado de: https://www.elvocero.com/educacion/educaci-n-eval-a- cambios-en-los-curriculos/article_e33f248c-521e-11e7-b685-e7b8c1dcdf56.html. Accesado: 13 de junio de 2017.
KOCH, Ingedore. ELIAS, Vanda. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2. ed., 3a reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015, p. 31-99.
MEDVIÉDEV, P. N. O método formal nos estudos literários: introdução crítica a uma poética sociológica. Tradução Ekaterina Américo e Sheila Grillo. São Paulo: Contexto, 2012.
VOLOCHINOV, V. Marxismo y filosofía del lenguaje. Traducción Tatiana Bubnova. Madrid: Alianza Editorial, 1992, p. 31-138.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.