Una Propuesta de Abordaje Interlocutivo Para la Enseñanza del Español en Puerto Rico

Autores

  • Samarys Lynette Cruz-Báez Universidad de Puerto Rico Rio Piedras, Departamento de Lenguas, San Juan, Porto Rico

Palavras-chave:

Prática de Análise Linguística, Livro Didático de Espanhol, Ensino e Aprendizagem de Espanhol

Resumo

Este artigo tem como propósito maior suscitar reflexões sobre o ensino- aprendizagem de espanhol como língua materna em Porto Rico, pelo viés da interlocução, objetivando assim, reorientar uma unidade do livro didático Sueños y palabras 8o. Discutem-se, assim, as implicações desta abordagem no processo pedagógico em sala de aula desde uma ancoragem enunciativo-discursiva bakhtiniana. Porquanto, defendemos e demonstramos como tudo isto implica-se no processo ensinar-aprender língua materna, desde um ponto de vista de linguagem como prática social e de um sujeito situado sócio- historicamente. Finalmente, reorientamos a unidade 1 do livro, considerando a prática de análise linguística (GERALDI, 1984; 1997), como uma possibilidade que pode ser integrada às atividades de leitura e produção textual de essa primeira unidade, visando a interação (dialógica) autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2015).

Biografia do Autor

Samarys Lynette Cruz-Báez, Universidad de Puerto Rico Rio Piedras, Departamento de Lenguas, San Juan, Porto Rico

Doutorado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

Cruz-Báez, S. L. (2017). Una Propuesta de Abordaje Interlocutivo Para la Enseñanza del Español en Puerto Rico. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2279