Ideologia e Dialogismo

Mikhail Bakhtin, História e Conceitos que Cabem na Sala de Aula

Autores

  • Ricardo Santos David Florida Christian University, Centro de Estudos da Linguagem, Flórida, FL, EUA

Palavras-chave:

Interação Verbal, Palavra, Ensino-Aprendizagem

Resumo

O presente artigo científico tem como objetivo geral propor uma reflexão sobre o lugar da palavra na interação verbal em sala de aula. Duas importantes concepções são discutidas aqui, a palavra e a interação verbal, além da linguagem. Tais discussões terão apoio no pensamento bakhtiniano e seus pares sobre as categorias citadas. Para o autor russo, a interação é a própria concepção de linguagem, enquanto a palavra é a sua principal mediação. Ainda para Bakhtin, quando interagimos, sempre fazemos isso de um lugar, que é só nosso, e, a partir dele, lançamos nosso olhar sobre o outro permeado de valores, axiologias essas que têm como ponte de transmissão a palavra, que não por acaso é considerada o signo ideológico por excelência. É a partir dessa visão que procuramos mostrar essa relação “palavra e interação verbal em sala de aula”, tendo como principais interlocutores professores do ensino básico. A razão dessa escolha é justificada por entender que tanto a interação quanto a palavra cruzam o cotidiano escolar, bem como o da nossa vida. Por uma questão ética, os resultados do trabalho trazem uma contribuição social direta, que é colaborar na educação pública.

Biografia do Autor

Ricardo Santos David, Florida Christian University, Centro de Estudos da Linguagem, Flórida, FL, EUA

Doutorado em Literatura, Universidade Federal do Ceará

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

David, R. S. (2017). Ideologia e Dialogismo: Mikhail Bakhtin, História e Conceitos que Cabem na Sala de Aula. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2278