O Trabalho Com o Gênero E-mail na Produção de Textos em Português Como Língua Estrangeira

Autores

  • Joice Eloi Guimarães Hankuk University of Foreign Studies, Departamento de Estudos Brasileiros, Yongin, Coreia do Sul

Palavras-chave:

Língua Portuguesa, Produção de Textos, Gêneros do Discurso

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência de ensino de textos escritos em contexto de aprendizagem de português como língua estrangeira realizada com alunos do Departamento de Estudos Brasileiros da Hankuk University of Foreign Studies, na Coreia do Sul. A elaboração da proposta didática teve amparo no entendimento de linguagem e gêneros discursivos de Bakhtin e integrantes do seu Círculo. Dessa fundamentação teórico-metodológica, elegemos como categorias de análise das produções escritas: a interação verbal –relação dialógica com o interlocutor e a realização do projeto comunicativo e; a estrutura composicional do gênero e-mail. A análise dos textos nos permite afirmar que a utilização da metodologia embasada no conceito de gêneros do discurso, com a apresentação de elementos do contexto extraverbal de produção do gênero e-mail, se mostrou um caminho eficaz para que os alunos coreanos produzissem seus textos em língua portuguesa, orientando-os no processo de construção do discurso.

Biografia do Autor

Joice Eloi Guimarães, Hankuk University of Foreign Studies, Departamento de Estudos Brasileiros, Yongin, Coreia do Sul

Doutorado em Linguística Aplicada, Universidade Estadual de Campinas

Referências

ALMEIDA FILHO, José Carlos P. Ensino de português língua estrangeira/EPLE: a emergência de uma especialidade no Brasil. In: LOBO, T., CARNEIRO, Z.; SOLEDADE, J.; ALMEIDA, A.; RIBEIRO, S. (Orgs.) Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias [on-line]. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 723-728. Disponível em: < http://books.scielo.org/> Acesso em: 20 jul. 2017.

ANÇÃ, Maria Helena. Da língua materna à língua segunda. Noesis. no 51, julho/setembro, 1999, p. 14-16.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 261-306.

BAKHTIN, M. M; (V. N. Volochínov). Marxismo e filosofia da linguagem. 14a Ed. São Paulo: Hucitec, 2010.

CARVALHO. Ângela Cristina Ferreira de. Estratégias de aprendizagem na produção escrita em português língua estrangeira: estudo de caso. 2013. Tese (Doutorado em Didática de Línguas Estrangeiras). Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Universidade do Porto, 2013.

GUIMARÃES, Joice Eloi. O programa Olimpíada da Língua Portuguesa – Escrevendo o futuro e sua relação com as ações pedagógicas na sala de aula. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Gêneros textuais emergentes no contexto da tecnologia digital. Texto da Conferência pronunciada na 50a Reunião do GEL – Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, USP, São Paulo, 23-25 de maio de 2002. Disponível em: < https://pt.scribd.com/document/57043043/Generos-Textuais- Emergentes-No-Contexto-Da-Tecnologia-Digital> Acesso em 29 de set. 2017.

______. Gêneros textuais: definição e funcionalidade.DIONISIO,Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.a Auxiliadora (Org.s.). In: Gêneros Textuais & Ensino. Ed. 2. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p. 19-36.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Análise de gêneros do discurso na teoria bakhtiniana: algumas questões teóricas e metodológicas. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 4, n. 2, p. 415-440, jan./jun. 2004

______.Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: Meurer, J.L., Bonini, Adair, Motta-Roth, Désirée Org(s). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer, J.L; Bonini, A.; Motta-Roth, D. (Orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 184-207.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 61-78.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle. Sequências Didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e org. Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

Guimarães, J. E. (2017). O Trabalho Com o Gênero E-mail na Produção de Textos em Português Como Língua Estrangeira. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2277