Bakhtin e seu Círculo
Análise do Discurso nas Canções Buarqueanas Compostas Durante o Regime Militar
Palavras-chave:
Análise do Discurso, Ditadura Militar, Censura, MúsicaResumo
O seguinte trabalho tem como proposta analisar o discurso em duas canções de Chico Buarque de Holanda produzidas no período em que a censura exercia forte controle sobre as produções artísticas (1968-1974). Por meio da análise do discurso (AD) buscou-se estudar os recursos linguísticos e discursivos utilizados para que o não-dito fosse compreendido, assim como analisar o contexto histórico, a experiência simbólica e como a ideologia se materializa no sujeito. O seguinte trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos publicados sobre o tema. A partir das análises realizadas, foi possível compreender que o discurso está associado ao autor e esse ao contexto histórico-social e às ideologias. Neste sentido, foi possível compreender que a relação de força influenciou na aprovação da canção feita com o pseudônimo.
Referências
BASTOS, N.; GIOVANI, F. A constituição da pesquisa e do pesquisador: questões de ética e de estética para as ciências humanas. In: MIOTELLO, V.; MOURA, M.I. de (orgs.). A alteridade como lugar da incompletude. São Carlos: Pedro & João Editores, 2014, p. 205- 235.
BISSACO, Cristiane Magalhães. A temática ambiental na Educação Infantil: Caminhos para a construção de valores. 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2017.
BRAUNER, Eugênio. Julinho da Adelaide, um pseudônimo que driblou a Censura - em processo - Revista eletrônica de crítica e teoria de literaturas Dossiê: a literatura em tempos de repressão PPG-LET-UFRGS – Porto Alegre – Vol. 01 N. 01 – jul/dez 2005. Disponível em http://seer.ufrgs.br/NauLiteraria/article/viewFile/4839/2758 acesso em 15 de julho de 2017
FARACO, C. A. Linguagem e diálogo: as idéias lingüísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2003.
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006. MONDAINE, Marco. Direitos humanos no Brasil contemporâneo. Editora Universitária – UFPE. Recife, 2008
ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de Discurso: princípios & procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009. 100p.
REIMÃO, Sandra. “Proibido a circulação e publicação...” – censura a livros na ditadura militar. Estud. av. vol.28 no.80 São Paulo jan./abr. 2014. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=0103- 401420140001&lng=pt&nrm=iso acesso em 14 de agosto de 2017.
_____. A força dos elos da “Corrente”. In FERNANDES, Rinaldo (org.). Chico Buarque: o poeta das mulheres, dos desvalidos e dos perseguidos. São Paulo: LeYa, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Revista Letra Magna
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Sob a égide da Lei º 9.610/1998 que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais no Brasil, a Revista Letra Magna (RLM) ressalta a natureza de acesso livre da revista e exige que o(s) autor(es) que submetem manuscritos científicos a este periódico observe(m) princípios éticos e respeite(m) o direito de propriedade intelectual sobre a obra em tela.
Portanto, o(s) autor(es) declara(m)-se titular(es) da propriedade dos direitos autorais do manuscrito submetido e, por conseguinte, não infringe(m) direitos autorais, de imagem e outros direitos de propriedade de terceiros. Logo, assume(m) integral responsabilidade moral ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.
Desse modo, o(s) autor(es) autoriza(m), cede(m) e transfere(m) à Revista Letra Magna (RLM) o direito de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica do manuscrito submetido sem direito exigência de qualquer tipo de remuneração.