Bakhtin e seu Círculo

Análise do Discurso nas Canções Buarqueanas Compostas Durante o Regime Militar

Autores

  • Cristiane Magalhães Bissaco Centro Universitário Toledo, Araçatuba, SP, Brasil
  • Jozuel Vitorino de Moura Prefeitura Municipal de Araçatuba, Araçatuba, SP, Brasil

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Ditadura Militar, Censura, Música

Resumo

O seguinte trabalho tem como proposta analisar o discurso em duas canções de Chico Buarque de Holanda produzidas no período em que a censura exercia forte controle sobre as produções artísticas (1968-1974). Por meio da análise do discurso (AD) buscou-se estudar os recursos linguísticos e discursivos utilizados para que o não-dito fosse compreendido, assim como analisar o contexto histórico, a experiência simbólica e como a ideologia se materializa no sujeito. O seguinte trabalho foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica em livros e artigos publicados sobre o tema. A partir das análises realizadas, foi possível compreender que o discurso está associado ao autor e esse ao contexto histórico-social e às ideologias. Neste sentido, foi possível compreender que a relação de força influenciou na aprovação da canção feita com o pseudônimo.

Biografia do Autor

Cristiane Magalhães Bissaco, Centro Universitário Toledo, Araçatuba, SP, Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Estadual Paulista

Jozuel Vitorino de Moura, Prefeitura Municipal de Araçatuba, Araçatuba, SP, Brasil

Mestrado em Ciência da Informação, Universidade Estadual de São Paulo

Referências

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

Bissaco, C. M., & Moura, J. V. de. (2017). Bakhtin e seu Círculo: Análise do Discurso nas Canções Buarqueanas Compostas Durante o Regime Militar. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2275