O Discurso de Manuais do Professor em Livros Didáticos de Português

Um Estudo do Cronotopo

Autores

  • Luana de Araujo Huff Instituto Federal Catarinense, Departamento Administrativo, Videira, SC, Brasil

Palavras-chave:

Análise Dialógica do Discurso, Análise de Livros Didáticos, Manual do Professor

Resumo

O presente trabalho objetivou compreender, a partir da análise dialógica de discurso dos manuais do professor intercalados a livros didáticos de Língua Portuguesa direcionados ao Ensino Médio, como o discurso da mudança e o discurso da manutenção se entretecem no cronotopo do ensino de língua portuguesa na esfera escolar. O referencial teórico-metodológico consocia-se aos escritos do Círculo de Bakhtin e às pesquisas atuais no que tem se denominado de Análise Dialógica de/do Discurso. Em relação aos resultados da nossa análise, o que pudemos compreender é que a tensão entre esses dois discursos engendra o cronotopo de crise do ensino de língua portuguesa, refletido/refratado pelo discurso de conflito.

Biografia do Autor

Luana de Araujo Huff, Instituto Federal Catarinense, Departamento Administrativo, Videira, SC, Brasil

Doutorado em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

Huff, L. de A. (2017). O Discurso de Manuais do Professor em Livros Didáticos de Português: Um Estudo do Cronotopo. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2273