O Gregório de Alfredo Bosi

O Materialismo Histórico-Dialético no Texto do "Antigo Estado à Máquina Mercante”

Autores

  • Jildonei Lazzaretti Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Letras, Santa Maria, RS, Brasil

Palavras-chave:

Literatura, Crítica Literária, Gregório de Matos

Resumo

Este artigo consiste em uma análise crítica do texto Do Antigo Estado à Máquina Mercante, em que Alfredo Bosi analisa a produção poética atribuída a Gregório de Mattos e Guerra. Esta análise busca problematizar o fato de que Bosi, em seu texto, toma como ponto de partida o materialismo-histórico-dialético, cujas categorias conceituais surgem no contexto século XIX, aplicando tal perspectiva à visão de mundo do século XVII, que era substancialmente distinta. Para desenvolver tal crítica, o presente texto considera como referencial a ideia de Northrop Frye (1973) sobre a necessidade de se tomar o texto literário como ponto de partida que fornece a sugestão de uma teoria de análise; bem como a proposta de João Adolfo Hansen (1989, 2006) de se fazer um “trabalho arqueológico” que compreenda as circunstâncias nas quais os textos foram produzidos, identificando seus instrumentais teóricos mais adequados, e evitando, assim, anacronismos conceituais. A análise em questão indica que Alfredo Bosi considerou os textos atribuídos a Gregório de Matos apenas naquilo que lhe era conveniente para justificar a aplicação de sua perspectiva ideológica e de suas categorias conceituais. Deste modo, os textos literários não foram considerados como objeto de análise, mas instrumentalizados para legitimar uma releitura materialista da história, marcada por constantes conflitos nos mais diversos âmbitos.

Biografia do Autor

Jildonei Lazzaretti, Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Letras, Santa Maria, RS, Brasil

Mestrado em Letras, Universidade Federal de Santa Maria

Referências

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 41. ed. São Paulo: Cultrix, 1994.

______. Do antigo Estado à Máquina Mercante. In: ______. Dialética da Colonização. 4. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 94-118.

CANDIDO, A. Formação da literatura brasileira: momentos decisivos. 6. ed. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, 2000. vol 1.

CARVALHO, M. S. F. Contra a agudeza. Floema. Caderno de Teoria e História Literária. Vitória da Conquista, ano VIII, n. 10, p. 91-112, jan./jun. 2014.

COUTINHO, A. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Trad. Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. v. 2.

FRYE, N. Introdução polêmica. In: ______. A anatomia da crítica. Trad. Péricles Eugênio da Silva Ramos. Cultrix: São Paulo, 1973. p. 11-36.

HANSEN, J. A. A sátira e o Engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII. São Paulo: Companhia das Letras/ Secretaria do Estado de Cultutra, 1989.

______. Letras coloniais e historiografia literária. Matraga, Rio de Janeiro, n. 18, p. 13-44, jan./jun. 2006.

MARX, K; ENGELS, F. Manifesto comunista. Trad. José Barata-Moura. 2. ed. São Paulo: Avante, 1997.

MOREIRA, Marcelo. Teorias editoriais e a produção de uma edição hipertextual da tradição de Gregório de Matos e Guerra. Texto apresentado no I Seminário Brasileiro sobre Livro e História Editorial. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa, 2004.

Downloads

Publicado

22-08-2017

Como Citar

Lazzaretti, J. (2017). O Gregório de Alfredo Bosi: O Materialismo Histórico-Dialético no Texto do "Antigo Estado à Máquina Mercante”. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2272