Narrativa Digital como Fator Mobilizador no Processo de Escrita

Autores

  • Karine Lôbo Castelano Centro de Pesquisa Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil
  • Gerson Tavares do Carmo Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Palavras-chave:

Formação Inicial, Autoria, Narrativas Digitais

Resumo

Este estudo insere-se no âmbito do grupo de pesquisa intitulado “Escrita: poder e subjetividades” (UENF). Apresenta os resultados de um experimento realizado com a técnica da narrativa digital (ND), cujo objetivo foi mobilizar o desejo de licenciandos e alunos do ensino fundamental para a expressão escrita, sem foco na correção gramatical, mas no processo criativo. Para tanto, utilizamos a metodologia de desenvolvimento ecossistêmico (MORAES; LA TORRE, 2006) a fim de compreender a dinâmica do processo de construção da oficina oferecida pela pesquisadora, bem como a construção das NDs, contada na socialização ocorrida ao final das atividades. Os resultados dessa experiência demonstram que a construção de narrativas digitais facilita a relação que os licenciandos e seus alunos têm com a escrita, uma vez que os sujeitos, ao reconhecerem sua autoria nos diversos usos e combinações expressivas de linguagens, apresentam crescente coesão, coerência e criação. Nessa perspectiva, as dificuldades deixam de ser objeto subjetivo de culpa para serem assumidas como desafio natural na direção do domínio da escrita.

Biografia do Autor

Karine Lôbo Castelano, Centro de Pesquisa Candido Mendes, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Doutorado em Cognição e Linguagem, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Gerson Tavares do Carmo, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Campos dos Goytacazes, RJ, Brasil

Doutorado em Sociologia Política, Universidade Estadual do Norte Fluminense

Referências

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Publicado

22-08-2017

Como Citar

Castelano, K. L., & Carmo, G. T. do. (2017). Narrativa Digital como Fator Mobilizador no Processo de Escrita. Revista Letra Magna, 13(21). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/magna/article/view/2270