ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: MUITO ALÉM DA GRAMÁTICA E DA ESTRUTURA DO TEXTO

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Resumo

Tradicionalmente, segmenta-se o ensino de Língua Portuguesa em atividades de “gramática” e de “texto”, sendo que as primeiras são essencialmente descritivas e metalinguísticas, já as segundas pautam-se, sobretudo, por questões “mecânicas” de interpretação, para as quais, basta localizar informações explícitas no texto. Tal constatação não é nova e nos inquieta sobremaneira, visto que os estudos linguísticos demonstram a necessidade de um ensino que desenvolva a competência comunicativa do estudante e não apenas propicie um exercício sobre a nomenclatura gramatical ou a identificação de elementos e informações textuais. Com base no exposto, este relato de experiência discute sobre um “plano de aula” realizado por discentes do Curso Superior de Licenciatura em Letras, de uma instituição pública de ensino para a disciplina de “Leitura e Produção Textual I”. Trata-se, portanto, de um estudo qualitativo, de cunho exploratório, embasado teoricamente nas reflexões linguísticas da Linguística Textual e da Análise do Discurso. Nesse relato, discutimos os resultados desse trabalho, analisando se os estudantes, após discussões teóricas e leitura de estudiosos sobre o assunto, propuseram atividades condizentes às contribuições teóricas desses estudos, isto é, baseadas em gêneros, no uso linguístico, na interpretação e produção textual significativas, e não apenas em exercícios mecânicos. Constatamos uma grande dificuldade desses estudantes para propor atividades condizentes às contribuições teóricas desses estudos. Concluímos, portanto, que a apropriação de um arcabouço teórico não ocorre de forma automática, ao contrário, exige constante reflexão, estudo e tempo para amadurecimento teórico-prático.

Palavras-chave: ensino. língua portuguesa. relato de experiência.

Biografia do Autor

Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

É doutora (2009) em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, (UNESP/FCLAr - Araraquara), mestre e graduada em Letras (2002) pela mesma universidade e especialista em Educação a distância (UNISEB, 2010). Desenvolveu trabalhos acadêmicos na área da Sociolinguística sobre os seguintes temas: concordância verbal (morfossintaxe); variação e mudança linguística. Possui experiência no Ensino Fundamental e Médio, tendo lecionado como professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo de 2005 a 2014 e no Colégio Koelle - Rio Claro, no período de 2006 a 2010. No Ensino Superior, foi docente no curso de Letras e nos Cursos Superiores Tecnológicos em EAD do Centro Universitário UNISEB (Estácio), no período de 2009 a 2014. Atualmente, é docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho, onde leciona no Ensino Médio e Superior. Quanto à pesquisa, tem se dedicado ao ensino da língua materna, com ênfase principalmente na leitura, escrita, metodologias e estrategias de ensino.

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Publicado

2018-06-30

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Artigos