O CAMPO DO ENSINO DE GEOMETRIA NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AO PERÍODO DO REGIME MILITAR

Autores

  • Sandra Konzen Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó http://orcid.org/0000-0001-6744-9142
  • Bruna Larissa Cecco Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Resumo

O presente artigo consiste num estudo bibliográfico, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido com o objetivo de compreender como se configura o campo de ensino da geometria no Brasil. O recorte apresentado coloca em tela o contexto histórico do Brasil Colônia até o período do Regime Militar, especificamente, de documentos publicados a partir de 1700 até 1985, que demarcam a transição da geometria de disciplina para conteúdo da disciplina de matemática, tratando, também, do Movimento da Matemática Moderna. Analisamos o campo de ensino da geometria presente nos documentos a partir das seguintes categorias, definidas a priori: objetivos, orientações pedagógicas e programas. Nesse contexto, a geometria possui um papel importante na promoção de condições para que o aluno possa ver e entender o mundo a sua volta de um modo mais crítico. Entender como se configurou esse campo de ensino proporciona uma visão histórica necessária para que possamos olhar a geometria criticamente, percebendo sua importância como um conteúdo significante na disciplina de Matemática e suas relações com diversos elementos do contexto.

 

Biografia do Autor

Sandra Konzen, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Graduada em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Professora da Rede Estadual de Ensino em Santa Catarina.

Luci Teresinha Marchiori dos Santos Bernardi, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduada em Matemática, Mestre em Educação e Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Formação do Professor que ensina Matemática, Educação Indígena e do Campo 

Bruna Larissa Cecco, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Mestre em Educação e Graduada em Matemática pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)

Referências

KONZEN, Sandra. Do Brasil Colônia à contemporaneidade: a configuração da geometria como campo de ensino no Brasil. 2016. 55 p. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso de Licenciatura em Matemática) – Universidade Comunitária Da Região De Chapecó, Chapecó SC, 2016 Ano, Disponível em http://konrad.unochapeco.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000ea/0000eaae.pdf. Acesso em 01 Out. 2017.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Comunicações Científicas