O CAMPO DO ENSINO DE GEOMETRIA NO BRASIL: DO BRASIL COLÔNIA AO PERÍODO DO REGIME MILITAR
Resumo
O presente artigo consiste num estudo bibliográfico, oriundo de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvido com o objetivo de compreender como se configura o campo de ensino da geometria no Brasil. O recorte apresentado coloca em tela o contexto histórico do Brasil Colônia até o período do Regime Militar, especificamente, de documentos publicados a partir de 1700 até 1985, que demarcam a transição da geometria de disciplina para conteúdo da disciplina de matemática, tratando, também, do Movimento da Matemática Moderna. Analisamos o campo de ensino da geometria presente nos documentos a partir das seguintes categorias, definidas a priori: objetivos, orientações pedagógicas e programas. Nesse contexto, a geometria possui um papel importante na promoção de condições para que o aluno possa ver e entender o mundo a sua volta de um modo mais crítico. Entender como se configurou esse campo de ensino proporciona uma visão histórica necessária para que possamos olhar a geometria criticamente, percebendo sua importância como um conteúdo significante na disciplina de Matemática e suas relações com diversos elementos do contexto.
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