Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro veículo (periódico ou evento); caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- O texto cita ao menos um outro trabalho já publicado na Hipátia; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
- Todas as figuras e quadros que não forem absolutamente essenciais foram retirados, sendo que os restantes estão todos numerados e devidamente citados ao longo do texto (não utilizar "figura seguinte", "quadro abaixo" e sim "Figura 1", "Quadro 1" etc.).
- O texto não contém "apêndices/anexos" e, em caso de adaptação de trabalho de conclusão de curso, dissertação ou tese, as modificações de formato necessárias foram feitas.
- Para os trabalhos resultantes de projetos de iniciação científica e/ou trabalhos de conclusão de curso, aluno e orientador são autores.
- O arquivo da submissão está em Word for Windows (extensão .doc ou docx).
- URL para as referências foram informadas quando possível.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista (os trabalhos enviados fora do template da revista serão encaminhados de volta aos autores).
- A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word. Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc. (a cópia identidicada deve ser submetida nos documentos suplementares).
- Após iniciado o processo de avaliação, o texto só será retirado por parte dos autores em casos excepcionais devidamente justificados (deve-se evitar ao máximo a retirada de um manuscrito cuja análise já tenha sido iniciada em respeito ao trabalho dos editores, pareceristas e revisores, já que a revista não cobra qualquer valor dos autores).
- Os autores estão cientes que, em caso de publicação, o texto passará por revisão de língua portuguesa e também por um processo de diagramação e, como resultado dessas etapas, algumas modificações de forma e de texto não indicadas em etapas anteriores poderão ser necessárias.
Especial: Experimentações em Ed. Matemática
As chamadas filosofias da diferença vêm, ao longo dos anos, circulando em pesquisas em educação e educação matemática no Brasil, alimentadas pela produção de importantes pesquisadores e grupos de pesquisa espalhados pelo país. Tais filosofias não se propõem a operar como um referencial que carrega a sedimentação de uma nova interpretação do mundo ao modo de uma teoria que revela uma verdade. Ao contrário, são filosofias afinadas com uma experimentação: “Pensar é experimentar, mas a experimentação é sempre o que se está fazendo – o novo, o notável, o interessante, que substituem a aparência da verdade e são mais exigentes que ela.”, dizem Gilles Deleuze e Félix Guattari em O que é a Filosofia?. Então, como educação e educação matemática vêm experimentando com as filosofias da diferença? Que novo, que notável e que interessante vêm ganhando corpo nessas experimentações no universo da pesquisa em educação e educação matemática? Que educação e que educação matemática são produzidas na experimentação com as filosofias da diferença, que pensar e que existir? Procurando dar vazão a essas questões, a Hipátia lança a presente chamada de edição temática e convida a comunidade acadêmica a submeter trabalhos em que diferentes pesquisas e temas em educação e educação matemática sejam discutidos na transversalidade das filosofias da diferença.
Especial: Ludicidade e Ed. Matemática
A Matemática éuma das áreas mais caóticas em termos da compreensão dos conceitos pelos estudantes da Educação Básica. Nesse sentido, a ludicidade se apresenta como forma específica de contribuir para a compreensão de muitas estruturas matemáticas existentes. É nessa direção, que esse dossiê aborda a discussão teórica no campo da ludicidade, ludificação, jogo e brincadeira na Educação Matemática, reconhecendo o potencial formativo que essas conjecturas assumem no movimento de formação, prática docente e processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Trata-se, portanto, de um espaço de divulgação científica de pesquisas e de práticas que envolvem lúdico, história e Educação Matemática.
Seção Especial: Ed. Mat. Ensino Superior
A Revista Hipátia e o Grupo de Trabalho 04 (GT04) - Educação Matemática no Ensino Superior da Sociedade Brasileira de Educação Matemática convidam educadores matemáticos a participarem de uma edição especial da revista, cujo objetivo é divulgar pesquisas a respeito do ensino e da aprendizagem da Matemática no Ensino Superior.
A Educação Matemática no Ensino Superior abrange não somente a formação de professores da área de Matemática, mas envolve a Educação Matemática em cursos como Engenharia, em EAD, Educação Indígena, entre outros, abrindo-se caminhos para um entendimento mais amplo da Matemática e de seu ensino.
Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da revista utilizando a Seção Especial: Ed. Mat. Ensino Superior (GT04).
Prazo para submissão: 31/12/2023
Previsão de publicação: até março de 2024 (v.8 n.2).
Editora convidada: Ângela Marta Pereira das Dores Savioli
Apresentação: Lourdes de la Rosa Onuchic
Declaração de Direito Autoral
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.