O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em Word for Windows (extensão .doc ou docx).
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está com espaçamento 1,15 linha; usa uma fonte Helvética ou Arial de 11-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • Para os trabalhos de iniciação científica, aluno e orientador são autores.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para avaliação por pares. Em caso de citação de autores, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc. (a cópia identidicada deve ser submetida nos documentos suplementares).

Diretrizes para Autores

Os trabalhos a serem submetidos à revista devem atender as normas presentes abaixo, um arquivo-modelo pode ser baixado aqui (para artigos, comunicações científicas ou relatos de experiência) ou aqui (resenhas). 

1 Submissão 
O original deve ser submetido por meio da Plataforma SEER (http://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia).  

2 Formatação/composição do artigo
O texto deve ser elaborado em Word for Windows (extensão .doc ou docx) com fonte Helvética ou Arial, atendendo às seguintes especificações de formatação e composição:

2.1 Tamanho do artigo
Para a seção Artigos, entre 10 e 20 laudas; no caso de trabalhos para a seção Comunicação Científica, entre 5 e 15 laudas. Layout da página: papel A4, margens superior e inferior: 2,5 cm; margens esquerda e direita: 2 cm. O original submetido deve seguir a estrutura abaixo especificada, atendendo inclusive à ordem dessa apresentação.

2.2 Título
Caixa alta; tamanho 14; em negrito; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt depois; centralizado.

2.3 Título em língua estrangeira (espanhol, francês ou inglês)
Caixa alta; tamanho 12; em negrito; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt depois; centralizado; separado do Título por uma linha tamanho 11, entrelinhas 1,15.

2.4 Nome(s) do(s) autor(es)
Fonte tamanho 11; entrelinhas 1,15; alinhado à direita; não negritado; separado do Título em língua estrangeira por uma linha tamanho 11, entrelinhas 1,15. É necessário utilizar letras maiúsculas/minúsculas e inserir nota de rodapé, para cada autor, constando os seguintes dados: maior titulação já obtida, nome da instituição (SIGLA) em que foi obtida a titulação. Instituição a que está vinculado (SIGLA), cidade, estado e país. Endereço eletrônico para contato. Para a trabalhos de Iniciação Científica, tanto o aluno quanto o orientador devem ser autores do trabalho, sendo que é preferível que o aluno conste como o primeiro deles.

2.5 Resumo
A palavra Resumo deve ser escrita em fonte caixa alta; tamanho 11; em negrito; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt depois; centralizado; separado do(s) nome(s) do(s) autor(es) por uma linha tamanho 11, espaçamento 1,15 linha. O resumo do artigo deve ser escrito em fonte tamanho 10; espaçamento simples; justificado; sem recuo de parágrafo; contendo de 100 a 250 palavras. O resumo deve enunciar claramente, mas de forma sintética, o problema de pesquisa, a abordagem metodológica empreendida, resultados e conclusões.

2.6 Palavras-chave
Podem ser usadas até cinco palavras-chave que, segundo os autores, sintetizem claramente o tema, o conteúdo e a metodologia do artigo (é recomendável que não se utilize nas palavras-chave palavras que já apareçam no título do artigo). As palavras-chave devem ser apresentadas em fonte tamanho 10; entrelinhas simples; espaçamento 1pt antes; justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra minúscula (exceto a primeira letra inicial e os nomes próprios) e separadas por ponto final.

2.7 Resumen/Résumé/Abstract
A palavra Resumen/Résumé/Abstract deve ser escrita em caixa alta; tamanho 12; em negrito; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt depois; centralizado; separado das Palavras-chave por uma linha tamanho 11, entrelinha 1,15. O resumo do artigo em língua estrangeira deve ser elaborado em espanhol, francês ou inglês, seguindo tanto quanto possível a redação utilizada no Resumo, e deve ser elaborado em fonte tamanho 10; entrelinhas simples; justificado; sem recuo de parágrafo.

2.8 Palabras clave/Mots-Clés/Keywords
As Palabras clave/Mots-Clés/Keywords são as versões, em língua estrangeira, mais adequadas e próximas às Palavras-chave e devem ser apresentadas em fonte tamanho 10; entrelinas simples; espaçamento 1pt antes; justificado. As iniciais das palavras devem ser escritas em letra minúscula (exceto a primeira letra inicial e os nomes próprios) e separadas por ponto final.

2.9 Textos em língua estrangeira
No momento a HIPÁTIA aceita apenas textos escritos em língua portuguesa ou língua espanhola.

3 Detalhes sobre o corpo do texto
A fonte do corpo do artigo deve ser tamanho 11; entrelinhas 1,15; espaçamento antes e depois 0, salvo menção em contrário. Para o destaque de palavras/frases no texto utilizar o recurso itálico, nunca negrito ou sublinhado.

3.1 Indicativo de seção
São empregados algarismos arábicos na numeração e deve-se limitar a numeração progressiva até a seção terciária (ex: 1, 1.1, 1.1.1..., 2, 2.1, 2.1.1...). Os títulos das seções primárias devem vir em fonte tamanho 12; caixa alta; em negrito; sem recuo; entrelinhas 1,15; espaçamento 3pt depois. A primeira seção primária deverá estar separada das Palabras clave/Mots-Clés/Keywords por uma linha tamanho 11; entrelinhas 1,15. As seções secundárias seguem as mesmas normas das seções primárias, exceto pela caixa alta (somente a primeira letra deve ser escrita em maiúscula, exceto para nomes próprios). As seções terciárias seguem as mesmas normas das seções secundárias, exceto pelo negrito. O primeiro parágrafo imediatamente posterior às seções não deve ter recuo; a primeira linha dos demais parágrafos deve ter recuo de 1,25cm. As seções e subseções são separadas entre si por por uma linha tamanho 11, entrelinhas 1,15. 

3.2 Citações
Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor devem ser em letras maiúsculas e minúsculas e, quando estiverem entre parênteses, devem ser em letras maiúsculas. a) As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, entrelinhas simples e sem aspas, em fonte tamanho 10. b) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre "aspas" duplas e incorporadas ao texto. c) Nas citações diretas, especificar no texto o ano de publicação e a(s) página(s) da fonte consultada. Estes dados devem ser colocados entre parênteses e separados por vírgula. Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional, mas o ano de publicação da obra é obrigatório e deve estar entre parênteses.

3.3 Notas de Rodapé
Devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo. Podem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte tamanho 9, alinhamento justificado e entrelinhas simples.

3.4 Ilustrações:
Qualquer que seja o seu tipo (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos, mapas, retratos e outros), sua identificação deve vir na parte superior, precedida da palavra designativa, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico. O título deve ser escrito em fonte tamanho 11; entrelinhas simples; espaçamento 3pt antes e depois; centralizado. Somente a palavra designativa da ilustração e o número de ordem devem estar em negrito, e deverão ser separados do título/legenda da ilustração por dois pontos. Ex: Figura 1: Título/legenda da figura 1; Quadro 3: Título/legenda do quadro 3). Na parte inferior, é obrigatório identificar a fonte da ilustração (mesmo que ela seja de autoria própria) usando a seguinte formatação: fonte tamanho 10; entrelinhas simples; espaçamento 3pt antes e depois.

3.5 Tabelas
Devem ser seguidas as normas de apresentação tabular do IBGE (1993) Tabelas são formas gráficas nas quais os dados numéricos se destacam como informação central. A identificação das tabelas deve vir na parte superior, precedida da palavra Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e do respectivo título. O título da tabela deve ser escrito em fonte tamanho 11; entrelinhas simples; espaçamento 3pt antes e depois. Somente a palavra Tabela e o número de ordem devem estar em negrito e deverão ser separados do título da tabela por dois pontos. Ex: Tabela 1: Título da tabela 1). Indicar fontes citadas na construção da tabela e outras notas eventuais abaixo da tabela usando as mesmas regras citadas para as ilustrações. Inserir o mais próximo possível do trecho a que se referem. O conteúdo da tabela, bem como as fontes e notas, devem ser escritas em fonte tamanho 10, entrelinhas simples.

3.6 Referências
São uma seção primária e devem seguir as normas da ABNT atual (NBR 6023/2002). Devem estar dispostas em duas colunas de 7,87cm cada com distanciamento de 1,25cm; alinhadas à esquerda, fonte tamanho 10, espaçamento simples e separadas entre si por uma linha tamanho 10 de espaçamento simples. Utilizar o recurso negrito para destacar o elemento título de cada publicação referenciada.

Seguem, abaixo, exemplos-base:

Livro

  • SOBRENOME, Nome abreviado; SOBRENOME, Nome abreviado. Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Descrição física. (série ou Coleção). Notas.

Exemplo 1

PALMER, R. E. HermenêuticaLisboa: Edições 70, 1969.

Exemplo 2

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 13. ed. Tradução de E. F. Alves. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

Capítulo de livro

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do Artigo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR/EDITOR, Nome abreviado (Org./Ed.). Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. p. xx - xx (página: inicial e final separadas por hífen).

Exemplo 3
DUARTE, A. Biopolítica e resistência: o legado de Michel Foucault. In: RAGO, M.; VEIGA-NETO, A. (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 45 - 55.

Artigos em periódicos

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do artigo. Título do periódico (abreviado ou não), Cidade de publicação, v. seguido do número do volume, n. seguido do número do fascículo, p. seguido dos números da página inicial e final (separados entre si por hífen), mês abreviado (se houver). Ano.

Exemplo 4
NACARATO, A. M.; PASSOS, C. L. B. As licenciaturas em matemática no estado de São Paulo. Horizontes, Bragança Paulista, v. 25, n. 2, p. 169 - 179, jul./dez. 2007.

Exemplo 5
SHULMAN, L. Those who understand: the knowledge growth in teaching. Educational Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4 - 14, Feb. 1986.

Exemplo 6

LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, v. 69, n. 26, p. 3 - 7. 1996. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/issue/view/76>. Acesso em: 30 mar. 2010.

Trabalhos publicados em eventos

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, x. (número do evento em algarismo arábico), ano, Cidade onde se realizou o evento. Título da publicação do evento... Cidade de publicação: editora, ano de publicação. p. xx - xx. Descrição física. Notas.

Exemplo 7:
BALACHOWSKI, M. M. Trends in the statistics classroom since NCTM standards. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON TEACHING OF STATISTICS, 5th, 1998, Voorburg. Proceedings... Vooburg: International Statistical Institute, 1998. v. 1, p. 75 - 76.

Exemplo 8:
VIALI, L. O Ensino de Estatística e Probabilidade nos Cursos de Licenciatura em Matemática. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA, 18., 2008, Estância de São Pedro, SP. Anais... São Paulo: ABE, 2008. CD-ROM.

Dissetações e teses

SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (Xv. ou Xf.). Dissertação (Mestrado em ...) (ou) Tese (Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa.

Exemplo 9:
PAMPLONA, A. S. A formação estatística e pedagógica do professor de matemática em comunidades de prática. 2009. 269f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. 

Homepages

  • SOBRENOME, Nome abreviado. Título: subtítulo. Dados complementares (Responsável pela produção, coordenação, desenvolvimento, apresentação, etc., quando houver). Disponível em: <endereço eletrônico>. Acesso em: dia mês abreviado. Ano.

Em caso de dúvidas, acesse uma súmula das normas da ABNT para citações e referências em:

http://www.rc.unesp.br/biblioteca/arquivos/REFERENCIAS.pdf
http://www.rc.unesp.br/biblioteca/arquivos/CITACOES.pdf

 

PARA A SEÇÃO RESENHAS

O texto das resenhas, com no máximo 5 laudas, deve seguir as indicações das seções 1, 2.4 e 3 relativas às normas de elaboração e submissão para artigos. Tal texto deve vir em seguida a um cabeçalho inicial com espaçamento 1.15 entre linhas, pautado no seguinte modelo: 

  • Para o caso de resenhas de livros:

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da obra resenhada (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Edição, Cidade da editora: editora, ano.

Por (Autor da Resenha)

  • Para o caso de resenhas de relatórios de pesquisa (dissertações ou teses):

SOBRENOME DO AUTOR (em maiúsculas), Inicial(is) do(s) nome(s) do autor da obra resenhada. Título da Dissertação/Tese (em negrito, à exceção do subtítulo, se houver). Ano de depósito. Número de volumes ou folhas (Xv. ou Xf.). Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em ...) – Faculdade de... (ou) Instituto de..., Universidade, Cidade da defesa, ano da defesa. Dissertação/Tese orientada por ... (nome do(a) orientador(a)).

                                                                      Por (Autor da Resenha)

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.